Paranaense da Rádio Vaticano dá aulão de italiano para estudantes do Celem 05/07/2021 - 17:06

Estudantes de italiano do Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) tiveram a oportunidade de ter uma aula diretamente da Itália na tarde da última sexta-feira (2). O aulão por Meet teve como professor Silvonei José Protz, diretor do serviço em português da Rádio Vaticano, a emissora do Papa.

A super aula foi organizada pelo NRE de Guarapuava, mas disponível para os demais estudantes de língua italiana do estado. “Fazemos um aulão por semestre com pessoas nativas dos idiomas ou fluentes nela, sempre buscando que o convidado propicie uma imersão cultural, com aspectos do país, da cidade onde vive, fugindo um pouco do roteiro habitual das aulas”, explica a técnica pedagógica do Celem no NRE, Rosângela Ester Marques Ilivinski.

Natural de Guarapuava, o paranaense trouxe um pouco da história e curiosidades da cidade-estado, sede da Igreja Católica Romana no mundo. Radicado há mais de 30 anos em Roma, Silvonei traduz e faz a locução das mensagens do Santo Padre e dirige uma equipe de jornalistas que produz programas em Língua Portuguesa usados por 400 emissoras brasileiras e chegam a outros oito países, entre eles Angola e Moçambique.

“É muito estranho falar com pessoas da minha cidade em uma língua que não a nossa”, disse Protz com bom humor em italiano no começo do encontro. Mais a frente, questionado por uma aluna sobre a comunicação interna no Vaticano, disse que as pessoas falam em italiano, língua oficial do território junto com o latim. “É uma pequena Torre de Babel, com mais de 60 nacionalidades, uma riqueza sem tamanho poder conviver diariamente com pessoas de todos os cantos do planeta”, relatou o jornalista e também professor universitário, egresso do Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro, de Guarapuava.

“Nos aulões nossos alunos têm a possibilidade de testar a capacidade auditiva e produção oral, pois eles podem fazer perguntas, interagir com o convidado. Isso motiva muito os alunos e ainda desperta o interesse de quem fica sabendo e ainda não faz parte do Celem”, diz Rosângela.

Ao passar por momentos históricos da Igreja e do próprio Vaticano – oficialmente uma  cidade-estado desde 1929 a partir do Tratado de Latrão – Protz relatou algumas curiosidades. Uma delas foi sobre o que por aqui conhecemos como "rua de paralelepípedo”. Por lá, esse tipo de pavimento de ruas e calçadas, típico do centro histórico de Roma, é o Sampietrini, chamado assim porque os primeiros foram colocados na Praça de São Pedro. Essa pavimentação com blocos de pedra foi difundida para vários locais, como podemos ver na própria capital paranaense, que até hoje preserva várias dessas ruas.

“Roma é um museu a céu aberto, cada canto tem uma história milenar”, resume Protz, lembrando que a cidade-estado do Vaticano em si é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Mais aulões - Nesta semana outros aulões estão programados. Nesta segunda à noite, às 19h, acontece o aulão de língua francesa, com um doutorando da Universidade Bernard University, de Lyon. Na sexta, um de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ambos organizados pelo NRE Guarapuava. 

Na quarta, o NRE Maringá promove um aulão de Espanhol direto de Barcelona com a professora Elisenda López Morales, da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional.

“É uma estratégia que os núcleos utilizam e tem dado bastante resultado. Muitas vezes são feitas aulas invertidas, quando os alunos pesquisam o tema previamente, e às vezes o próprio convidado também prepara algum material”, diz Ronise Feuser, técnica disciplinar do Celem da Seed-PR.

Ao todo o Celem possui cerca de 20 mil alunos em 218 municípios do estado, sendo o Espanhol responsável por mais de 85% das turmas. Neste ano também estão abertas turmas de Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Polonês, Ucraniano, Libras e Português para Estrangeiros.