Parlamento Jovem seleciona alunos do ensino médio 30/03/2012 - 16:51

O programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012 está com inscrições abertas até o dia 15 de junho. Podem se inscrever alunos da rede pública ou particular cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, que não tenham participado das edições antigas do programa. O objetivo é permitir que estudantes possam vivenciar a jornada de trabalho de um deputado federal durante o período de cinco dias.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei a ser apresentado nas escolas, com um dos seguintes temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) irá pré-selecionar os candidatos às cinco vagas que o Paraná tem direito no Parlamento Jovem, e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) irá encaminhar os projetos à Câmara dos Deputados, em Brasília.

O curso a distância gratuito “Como elaborar um Projeto de Lei?” está disponível na página do programa para ajudar os participantes com suas apresentações. Clique aqui para visualizá-lo.

Os cinco parlamentares jovens do Paraná irão viajar para Brasília, com suas despesas pagas pela Câmara, aonde irão se reunir com 73 estudantes de outros estados brasileiros, para apresentar seus projetos, discuti-los e votá-los. Os alunos serão acompanhados o tempo todo por coordenadores estaduais do programa, designados pela SEED. Esta etapa final do Parlamento Jovem acontece de 24 a 28 de setembro.

Confira os links abaixo para conhecer mais sobre o programa:

Página do Parlamento Jovem Brasileiro

Manual de procedimentos do programa

GALERIA DE IMAGENS