Participantes elogiam a realização do Encontro dos Diretores da Rede Estadual 27/03/2009 - 16:12

A Secretária de Educação Yvellise Arco-Verde, avaliou positivamente o Encontro dos Diretores da Rede Estadual de Ensino do Paraná, que terminou nesta sexta-feira (27) em Foz do Iguaçu e reuniu 2.126 diretores durante quatro dias de atividades. "Ver a satisfação dos diretores é muito gratificante. A importância que eles dão ao evento e a necessidade de dar continuidade a tudo isso é muito motivante", declarou. Segundo ela, o que mais emociona é a possibilidade dessa convivência com todos os diretores. "Isso nunca foi possível no Paraná. Os diretores elogiaram muito a qualidade desse trabalho, a organização do evento, que realmente deu muito trabalho, mas estamos muito gratificados, percebendo a satisfação dos diretores".
Durante quatro dias, os docentes puderam trabalhar discutir temas como as Diretrizes Curriculares e as suas propostas pedagógicas; as políticas que estão sendo executadas na Secretaria da Educação; os dados e as informações educacionais; as estatísticas; a questão do censo escolar e a questão do patrimônio institucional e imobiliário.
Aprenderam também como trabalhar com a tecnologia nos dias de hoje como, por exemplo, a TV pendrive, os laboratórios do Paraná Digital e também como fazer a manutenção dos computadores e equipamentos. "Suporte ao diretor para que ele realmente possa fazer uma gestão mais qualificada nos próximos três anos, a frente de sua escola", disse a secretária.
Para o chefe do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, professor Sérgio Stacheski, o evento foi um sucesso e muito bem organizado. "Nossos diretores estão lisonjeados com a magnitude desse encontro. Eles puderam conhecer um pouco da estrutura da Seed, os departamentos, as superintendências, sem falar na grande troca de experiências. Sem dúvida, a satisfação de estar aqui e ser tão valorizado engrandeceu ainda mais toda a classe docente do Paraná", disse.
 "Durante esse encontro, estiveram aqui diretores de escolas pequenas com 50 alunos da zona rural, de escolas urbanas com quase cinco mil alunos, mostrando que precisamos compreender a própria dinâmica da educação, o sistema educacional que nós abrangemos, que engloba os quilombolas, os indígenas, os do campo, das ilhas, os jovens e adultos, os alunos com necessidades especiais, somos ricos em diversidade e temos que valorizar cada vez mais, priorizando sempre a questão da inclusão, que é um marco neste governo", afirmou a secretária.
RELATOS - Elvira Maria Negrini Rodrigues, diretora do Colégio Estadual Ari João Dresch, que tem 750 alunos no ensino fundamental, médio e profissional, do município de Nova Londrina, está em sua primeira gestão e se diz privilegiada em participar de um encontro como esse. "Estou me sentindo muito feliz por começar na função de diretora e poder participar de um evento como esse. Sem dúvida vou levar muita aprendizagem, muita segurança para conduzir a minha escola", disse a diretora.
Ela fez questão de frisar o respeito que o Governo do Estado tem pelos professores. "Um evento faraônico desse, mostra o respeito que o governo tem com os professores que estão na função de diretores, essa formação que esta sendo nos ofertada é mais uma mostra de toda essa preocupação", conclui Elvira.
Para a diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, do município de Campo Magro, Lozangela Machado de Morais, participar de um encontro como esse é simplesmente enriquecedor. "Esse governo mais uma vez está proporcionando espaços para nossa socialização, como sujeitos dentro da educação, essa troca de experiências com pessoas de outros municípios, enriquece muito o trabalho da gente", disse.
Ela conta ainda que ficou por um período afastada da escola, mas quando retornou teve uma grande surpresa. "Fiquei muito feliz em ver o avanço em todos os sentidos, o que me deu muito ânimo para continuar e acreditar na educação, eu acredito na escola pública de qualidade e esse governo está proporcionando isso, amo o que eu faço e sou feliz por fazer parte dessa história,  concluiu.
A professora Simone Maneira, diretora do Colégio Estadual Décio Dossi, do município de Fazenda Rio Grande, avaliou da seguinte forma esses dias em Foz do Iguaçu. "Eu acredito que esse encontro foi de intenso aproveitamento, as palestras e as oficinas contribuíram muito para nosso aperfeiçoamento profissional e para a nossa responsabilidade pessoal perante o cargo de direção. E nunca no Estado do Paraná houve tanto empenho na formação, na construção de políticas públicas, que atendem e dão maior amplitude para os profissionais da educação", afirmou Simone.
Esse contato foi salutar para os diretores no sentido de compreender a própria dinâmica da educação, o que um sistema educacional que nós temos,  com essa diversidade que temos, os quilombolas, os indígenas, do campo, do urbano e que essa riqueza trabalha diretamente com a questão da inclusão. A palavra de ordem da educação hoje é aquilo que é um discurso constitucional, a educação é um direito de todos.
"A gente não tinha nem dimensão de quão importante seria esse encontro. A gente espera que daqui pra frente a escola comece a ter os frutos desse seminário. Que o que foi passado aqui chegue lá no chão da escola, isso é o que a gente quer, o resultado da melhoria na sala de aulas, inclusive na relação professor/aluno, para que haja uma aprendizagem de qualidade e principalmente para que a educação seja como está na constituição, um direito de todos", afirmou a secretária.