Pedagogos participam de formação continuada 25/10/2013 - 08:10
Cerca de 400 técnicos-pedagógicos e pedagogos de escolas da rede estadual de ensino dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Dois Vizinhos, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Toledo e Umuarama participam de evento de formação continuada. O curso, iniciado essa quarta-feira (23), em Cascavel, teve como objetivo articular e fortalecer a rede de proteção social dos direitos da criança e do adolescente.
O evento é vinculado ao Plano de Ações Articuladas (PAD) porque atende às necessidades das escolas estaduais. “A ideia é debater temas que forneçam subsídios aos profissionais para que eles possam fazer a articulação efetiva da rede de proteção e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional da Secretaria de Estado da Educação, Mauricio Rosa.
O pedagogo do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Corbélia, Edson Hasper, afirmou que a capacitação é sempre bem-vinda. “Entendo ser importante conhecer a legislação, até mesmo para que possamos sair do senso comum. Além disso, mais importante do que ouvir, é efetivar a ação, colocar em prática”, ressaltou Hasper.
Para a pedagoga do Colégio Estadual Jardim Gisele, de Toledo, Eli Scariot, a formação é necessária tendo em vista os desafios que estão postos nas escolas. “É um curso que nos orienta e, principalmente, nos motiva a enfrentar os desafios. Em nosso colégio, estamos tentando trabalhar em equipe com o aluno, com a família, Patrulha Escolar, Promotoria, dentre outros órgãos, que possam no ajudar nos enfrentamentos cotidianos”, disse.
“O trabalho que a escola faz é o de prevenção. Ela não pode dar conta sozinha dos desafios que aparecem. Portanto, precisa estabelecer parcerias. Esse encontro que nos está sendo proporcionado, além de ser um fortalecimento para a rede, nos aproxima da Secretaria e reforça o nosso trabalho enquanto Núcleo da Educação”, pontuou a técnica-pedagógica da regional de Assis Chateaubriand, Sonia Domingos.
O evento discute temáticas que envolvem violência, drogas, preconceito, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e mediação de conflitos. As oficinas são ministradas por técnicos de diversos departamentos da Secretaria da Educação.
A capacitação está sendo realizada com recursos do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca), em parceria com a Secretaria da Educação. Os polos dos Núcleos de Curitiba, Área Metropolitana Sul, Área Metropolitana Norte e Paranaguá já receberam a formação em setembro. No primeiro semestre de 2014, será a vez dos polos dos NREs de Londrina e Ponta Grossa.