Pedagogos participam de oficinas da Seed-PR sobre o Novo Ensino Médio 27/09/2021 - 10:41

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) realizou, na última semana, uma série de oficinas presenciais de formação com mais de 350 pedagogos de escolas da rede estadual que ofertam ensino médio nos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul. A proposta foi trabalhar com os profissionais três elementos centrais do Novo Ensino Médio, que passa a ser implementado em 2022: a formação integral do estudante, o componente curricular Projeto de Vida e os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização.

As atividades tiveram duração de três horas e abordaram aspectos pedagógicos e os desafios da implementação do Novo Ensino Médio. Durante as oficinas — que tiveram limite de 20 pedagogos por sessão — foram respeitados todos os protocolos de biossegurança. A partir do dia 4 de outubro, os demais Núcleos Regionais de Educação também passarão pelas atividades de formação, de maneiras on-line e presencial.

“É muito importante, neste momento, trabalharmos em conjunto com todos os profissionais da educação do Paraná para colocarmos em prática, no ano que vem, as propostas do Novo Ensino Médio. As atividades de formação já têm se mostrado muito produtivas, nesse sentido”, afirma o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda, que participou das oficinas.

“O processo de formação continuada, além de melhorar a qualidade de ensino, auxilia os profissionais no alinhamento aos objetivos e ferramentas da escola”, afirma a pedagoga Margareth Schichoff, que participou da formação em São José dos Pinhais, no último dia 23. “Isso cria um diferencial de mercado e gera mais motivação e engajamento do corpo docente e da equipe pedagógica.”

A pedagoga Franciely Oliveira também participou das atividades, em Curitiba. “Tivemos esclarecimentos sobre os itinerários formativos, entendendo sobre a oferta deles e quais são os seus componentes”, conta.

Série sobre Novo Ensino Médio Paranaense — A Seed-PR está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Já foram publicadas uma matéria de apresentação do novo modelo, uma sobre os itinerários formativos e outra sobre o componente curricular Projeto de Vida. Acompanhe o site e redes sociais da Seed-PR para saber mais informações sobre o Novo Ensino Médio.