Pessuti inaugura maior colégio estadual de Bocaiúva do Sul, na Grande Curitiba 13/04/2009 - 17:06

O Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva foi inaugurado nessa segunda-feira (13) pelo governador em exercício Orlando Pessuti, em Bocaiúva do Sul (Região Metropolitana de Curitiba). A escola, com capacidade para 2,4 mil alunos, custou R$ 2,2 milhões e foi construída em um ano. “Quando decidimos alterar o percentual destinado à educação de 25 para 30%, estávamos decididos a resolver problemas como o dessa escola” declarou Pessuti.

O novo colégio tem 22 salas de aula, laboratórios de física, química e informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, cozinha, refeitório e casa do zelador, totalizando mais de 3 mil metros quadrados de área construída.
Para a Superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, que representou a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde, a entrega da obra concluída é só a primeira etapa na construção dessa escola. “Temos que materializar as relações dentro da escola, criar e fortalecer o grêmio estudantil, a APMF, implementar as outras políticas educacionais e, principalmente, consolidar a gestão democrática”.
Cleiton Kielse, deputado estadual, se emocionou com a homenagem ao pai, que dá nome a escola. Quielse Crisóstomo da Silva foi engenheiro, seis vezes deputado estadual e presidente do Tribunal de Contas do Estado por dois mandatos. “Ele sonhava em ver uma Bocaiúva mais justa, mais bonita e mais iluminada”, disse. Como exemplo, citou um aluno da escola, Tarso, “Eu espero que esses alunos virem líderes na cidade, sonhadores que tenham fé em transformar o estado”.
O deputado estadual Alexandre Curi declarou que é com seriedade que o Paraná trabalha com a educação. “Quando assumimos a educação estava sendo terceirizada, queriam privatizar, encontramos escolas abandonadas, professores sem incentivo, sem entusiasmo”. Segundo ele, o Paraná é o único estado do Brasil que é obrigado por lei a gastar 30% do orçamento em educação, no ano passado foram 31,5%.
A prefeita da cidade, a professora Luciméri de Fátima Franco, considerou a entrega da escola uma conquista por ser uma reivindicação de longa data da comunidade escolar do CECAR (Colégio Estadual Carlos Alberto Ribeiro. “É a concretização de um sonho, um mérito que devemos a mobilização e luta da nossa comunidade”. Ela considerou a obra um presente para a cidade, que completou 138 anos de fundação nesse domingo (12). Luciano Mewes, Superintendente de Desenvolvimento Educacional, informou que o prédio do CECAR será restaurado.
Eliane Arcie, mãe de aluno, disse que a nova escola é uma conquista para a comunidade. “É uma estrutura muito boa”, disse. “Estamos todos muito contentes”, falou Mateus Gabriel Bernardi, 14 anos, estudante do 1.º ano do ensino médio.
OBRAS — O secretário de Obras, Julio Araújo Filho, explicou que, nos últimos dias, o Governo do Paraná inaugurou seis escolas no Estado — e outras três já estão prontas. “Ainda em abril, iniciamos as obras de mais dez escolas no mesmo padrão dessa de Bocaiúva do Sul”, afirmou.
A superintendente Alayde Digiovanni explicou que o novo colégio garante que a cidade está atendida por pelo menos mais uma década. “Em breve, teremos aqui também a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante integrado ao médio”, disse. Segundo ela, os cursos profissionalizantes serão definidos em conjunto pela Secretaria da Educação e pela comunidade, oferecendo cursos compatíveis com a economia da região. “É importante que a comunidade escolar nos ajude a preservar a estrutura e o bom funcionamento dessa nova escola”, lembrou Alayde.
Também estiveram presentes Rodrigo Rocha Loures, deputado federal,  os deputados estaduais Bete Pavin e Edson Strapasson, os chefes dos Núcleos Regionais de Educação das Áreas Metropolitanas Norte e Sul, Sério Stacheski e Maria Joana Hunzicker.