Pessuti participa da Caravana da Alfabetização em Apucarana 14/05/2009 - 16:28

O vice-governador Orlando Pessuti participou nesta quinta-feira (14) em Apucarana da Caravana da Alfabetização, do programa Paraná Alfabetizado. O evento teve como objetivo ampliar o número de turmas de alfabetização. Mais de 2 mil pessoas participaram do encontro. Pessuti e 70 autoridades assinaram a Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo. “O projeto é parte de uma ação conjunta dos governos Federal, Estadual e Municipal. Temos um compromisso de acabar com o analfabetismo”, disse Pessuti.
“Estamos trabalhando para que aqueles que na época recomendada não puderam estudar tenham uma segunda chance. É uma luta fantástica pela educação. O Governo do Paraná investe pesado em educação. Temos escolas construídas, reformadas e ampliadas. Estamos construindo 650 quadras, que se somam às 500 já construídas. Temos 12 escolas referência que serão construídas, 13 escolas agrícolas concluídas, os ônibus escolares, além de programas de cargos e salários para os professores. Ações que beneficiam diretamente nossos alunos e professores”, afirmou Pessuti.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Vanda Pedroso de França, explicou que o município tem cerca de 8 mil analfabetos. “Os índices de analfabetismo tiveram reduções fantásticas desde 2004, quando o programa foi criado pelo governador Roberto Requião. Em Apucarana, dados do IBGE de 2000 mostram que 9,4% da população era analfabeta. Hoje o número caiu para 6%. A nossa meta é reduzir o índice ainda mais até o final deste ano”, disse. “A Caravana da Educação tem resultados excepcionais porque envolve toda a sociedade. Cada cidadão está participando da sua maneira e temos apoio de instituições públicas e privadas. O Governo está oferecendo o melhor à população. Educação é a solução para muitos dos problemas que enfrentamos hoje”, afirmou.
Apucarana é a oitava cidade a receber a Caravana, que percorrerá mais 14 cidades, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de alfabetizar jovens, adultos e idosos. Além de Apucarana, mais 15 municípios participam do programa na região: Cruzmaltina, Rio Bom, Novo Itacolomi, Kaloré, Mauá da Serra, Bom Sucesso, Faxinal, Marilândia do Sul, Cambira, Marumbi, Borrazópolis, Califórnia, Sabaudia, Jandaia do Sul e Arapongas. A meta para 2009 no Núcleo Regional de Educação de Apucarana é alfabetizar mais de 4 mil alunos em cerca de 260 turmas.
“O projeto Caravanas da Alfabetização é uma das maiores estratégias de divulgação e mobilização do programa Paraná Alfabetizado. Seu objetivo é envolver a sociedade civil na identificação das pessoas analfabetas e encaminhá-las para as turmas de alfabetização”, diz a coordenadora das Caravanas, Simoni Piekarczyk. “As sete Caravanas que tivemos até agora em 2009 já envolveram mais de 20 mil pessoas”, informa.
Seis municípios da região de Apucarana estão indicados para superar o analfabetismo neste ano: Cruz Maltina, Rio Bom, Novo Itacolomi, Bom Sucesso, Marumbi e Sabáudia. Marumbi tinha aproximadamente 16% de analfabetos, segundo o censo. Desde o início do programa, a porcentagem baixou para 7%, espera-se que ainda este ano seja superado. “As turmas lá no município só vem crescendo a cada dia, o que nos deixa com a certeza que chegaremos ao índice de 4% nos tornando uma das cidades livres do analfabetismo”, disse a coordenadora local Maria dos Anjos Granjeiro da Silva. No Paraná três municípios já foram certificados pelo Ministério da Educação como livres do analfabetismo: Curitiba, Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste.
A superintendente da Educação, Alayde Diggiovani, participou da Caravana em Apucarana. “A intenção é envolver cada vez mais toda a população, mostrando a real importância de superar o analfabetismo, essa que é uma das mais cruéis formas de exclusão social nesse país. Reafirmamos esse compromisso de garantir a escolarização para a população não alfabetizada, oferecendo também o direito à cidadania de cada um”, afirmou.
DETERMINAÇÃO - A dona de casa Elza Magalhães, 64 anos, do município de Sabáudia, conta que começou a trabalhar aos sete anos, e por isso, nunca estudou. “O programa do governo é ótimo. Não sabia nem ler, nem escrever. Hoje, depois de três meses que ingressei no programa, já posso ler. Tenho sete filhos, todos já casados. Eles me dão muito apoio e estão contentes pela minha conquista”, afirmou.
“O programa é muito bonito. Traz esperança às pessoas que não puderam estudar na juventude. Gosto muito das aulas e posso dizer que sei escrever”, destacou a aposentada Mosako Tokamon, de 78 anos, moradora de Borrazópolis. A alfabetizadora Marilena Marion disse que o interesse e o compromisso de seus 16 alunos são a sua motivação. Ela leciona há um ano no município de Borrazópolis e tem alunos da faixa etária de 30 a 80 anos. “Meus alunos não perdem um dia de aula. Muitos não sabiam nem assinar o nome. É muito satisfatório ver os resultados”, afirma.
O programa Paraná Alfabetizado está em seu sexto ano. A iniciativa do Governo do Paraná é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com Ministério da Educação e programa Brasil Alfabetizado e vai mobilizar, até o final de 2009, mais de 20 mil pessoas em ações de alfabetização de adultos. Desde 2004, mais de 292 mil pessoas foram alfabetizadas no Paraná. A meta para 2009 é alfabetizar 100 mil paranaenses.