Pessuti participa da Caravana da Alfabetização em Ivaiporã 12/05/2009 - 17:18

O vice-governador Orlando Pessuti participou nesta terça-feira (12) da Caravana da Alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado em Ivaiporã, região Central do Estado. O evento reuniu autoridades, diretores, professores e estudantes na discussão da importância da alfabetização de adultos. Durante o encontro Pessuti assinou a Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo. “É o Paraná lutando contra o analfabetismo. A comunidade foi às ruas, se uniu por uma causa muito nobre”, ressaltou.
“Estamos trabalhando para que possamos alfabetizar pelo menos 100 mil pessoas este ano. São adultos e idosos que nunca tiveram a oportunidade de estudar. Requião trabalha muito para que o analfabetismo seja superado no Paraná. É a inclusão social e a cidadania na prática. As cidades da região tinham índices de analfabetismo altíssimos e hoje vemos que isto não é mais uma realidade”, afirmou Pessuti.
De acordo com o chefe do Departamento de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação, Wagner do Amaral, em 2000 a região tinha 19 mil analfabetos, um total de 19,5% da população dos 14 municípios. “A cidade de Grandes Rios reduziu a taxa de analfabetismo para 7%. Em Ivaiporã temos cerca de 3 mil pessoas não alfabetizadas, número que em 2000 era 26% maior”, afirmou.
Amaral afirmou que a meta da Regional é inscrever 4 mil pessoas até o final do ano. “Até o momento temos 50% desta meta atingida. Esta região do Estado precisa de educação. E é isto que o governo está oferecendo à população. Para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano temos que melhorar a educação”, disse.
“A Caravana é uma luta pela superação do analfabetismo. Mais de 2,5 mil pessoas se concentraram hoje pelo mesmo objetivo: a educação. Tivemos representantes de 14 municípios da região. Alguns municípios, como Godoy Moreira, por exemplo, tinham 26% de analfabetismo em 2000. Hoje, com os programas do Governo do Paraná, este número caiu para 12%. Temos quedas significativas em toda a região”, explicou a chefe do Núcleo de Educação de Ivaiporã, Onélia Pessuti.
Esta é a sétima Caravana deste ano. O projeto percorrerá 22 cidades. Além de Ivaiporã, mais 13 municípios participam do programa na região: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Grandes Rios, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lunardelli, Lidianópolis, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Manoel Ribas e Rosário do Ivaí.
“A Caravana tem o objetivo de mobilizar a população paranaense para o programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos. Consiste em promover um dia de mobilização no município, levando para as ruas as cores do programa, convocando as pessoas para ingressarem no projeto, para que possamos tornar o Paraná um Estado livre do analfabetismo”, disse a coordenadora da Caravana da Alfabetização, Simoni Piekarczyk.
PERSEVERANÇA – Maria Clementina Pereira, 77 anos, do município de Jardim Alegre, é um exemplo de força de vontade. Há um ano e meio no programa, ela diz que sua vida mudou. “Estar na sala de aula pra mim é uma alegria muito grande. Sempre tive o sonho de estudar e não tive a oportunidade, pois morava no sítio, longe de tudo, e tive que trabalhar desde muito nova para ajudar na renda da família”, disse. Ela aproveitou para agradecer ao Governo do Estado por essa oportunidade. “Esse programa caiu do céu para nós, quero agradecer muito ao governador, que conseguiu trazer a alegria para nós, pessoas de mais idade”, completou.
Para a professora Maria Aparecida Cardoso, no programa desde a primeira edição, trabalhar com essas pessoas é gratificante. “Para mim é mais do que um simples trabalho, é uma terapia. Amo lecionar, quando estou em sala de aula esqueço todos os problemas. Em sala de aula somos mais do que aluno e professor, somos uma família, amigos mesmo”, disse.
A dona de casa Roseni da Cruz, 39 anos, voltou a estudar há dois anos. “É muito bom aprender, ler, escrever. Agora estou pensando em uma faculdade, uma especialização. Sonhar nunca é demais. Estou muito feliz. Nunca deveria ter parado, é uma benção estar aqui hoje”, afirmou.
José Marques da Silva, de Godoy Moreira, é o mais velho da turma de alfabetização. Aos 67 anos, conta que nunca teve tempo de estudar. “Desde muito pequeno trabalho na roça. Naquele tempo não tinha estudo, era só trabalho. Tinha que trazer dinheiro para ajudar os meus pais. Aprender a ler tem sido muito bom, é fantástico”, afirmou.
ALFABETIZAÇÃO - O projeto é uma ação do Governo do Paraná coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com Ministério da Educação e programa Brasil Alfabetizado, Associação dos Municípios do Paraná, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná, prefeituras municipais e organizações governamentais e da sociedade civil. Desde 2004, mais de 292 mil pessoas foram alfabetizadas no Paraná. A meta para 2009 é alfabetizar 100 mil paranaenses.