Pessuti visita obras de novo colégio em Tunas do Paraná 16/06/2010 - 18:11

O governador Orlando Pessuti e a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, visitaram nesta quarta-feira (16), em Tunas do Paraná, as obras de conclusão do Colégio Estadual Severo Ferreira Ruppel, que recebeu investimento de R$ 2,5 milhões. A nova escola vai beneficiar mais de 800 alunos do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos, do ensino médio e do ensino profissionalizante.
“Em Tunas do Paraná, fizemos investimentos importantes. As crianças daqui terão a mesma qualidade de ensino que as das grandes cidades. Esta é mais uma das várias obras que estão sendo realizadas no Vale do Ribeira”, ressaltou Pessuti.
O governador lembrou de outras obras como o Centro da Saúde da Mulher e da Criança, o hospital municipal, o transporte escolar, a Biblioteca Cidadã e pavimentação asfáltica. “Governamos pensando nos mais pobres”, disse o governador, ao se referir ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

CUIDADOS – Durante a visita, Yvelise falou com professores, funcionários, pais de alunos e estudantes sobre a importância em cuidar dos espaços escolares. “A comunidade escolar deve receber com carinho esta nova escola, para que mais e mais alunos possam usufruir esta obra.”
O colégio conta com 10 salas de aula equipadas com televisões multimídia, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas multiuso, cozinha com amplo refeitório, banheiros, quadra coberta, casa do zelador, espaços alternativos para aulas ao ar livre, pátio coberto e total acessibilidade para alunos com necessidades especiais.
Para o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Norte, Sérgio Fernandes Stacheski, o colégio tem toda a estrutura necessária para que os alunos tenham qualidade de ensino. “É um colégio moderno, um referencial para a qualidade de ensino”, afirmou Stancheski.
A diretora Chirlei Terezinha Krepel contou que o colégio funcionava em dualidade administrativa com o município. “O prédio antigo é de 1935. Esta obra é um orgulho para a cidade e para todos os que estudam ou trabalham aqui”, disse Chirlei.

ENSINO – Além do ensino fundamental e do ensino médio, o colégio oferta o curso técnico em Secretariado e desenvolve programas de contraturno escolar, como o Viva Escola. “Temos capoeira, fanfarra e iniciação científica. No segundo semestre, teremos o curso Técnico em Administração”, explicou a diretora.
O estudante Elinton Lima Santos, 13 anos, da 7.ª série, afirmou que o novo colégio é espaçoso e permite aos alunos maior mobilidade. “Os banheiros são arrumados com espelhos, as salas têm TVs e dá para andar em todo o colégio sem se molhar”, descreveu o garoto.
“Os alunos vão aproveitar o que está sendo oferecido, principalmente os laboratórios e a quadra coberta”, destacou Rosangela Frasão, mãe da estudante Emili, também da 7.ª série. Rosangela lembrou que era difícil para os alunos praticarem atividade física. “Eles tinham que atravessar a rodovia para chegar à quadra. Os pais estão contentes em saber que a partir de agora isso acabou”.
“Os alunos vão aproveitar mais as aulas de Educação Física. Com a quadra esportiva dentro da escola, os alunos terão tempo adequado para as atividades pedagógicas”, contou o professor de Educação Física Caio Cezar dos Santos. O professor conta ainda que a nova estrutura permite que alunos com alguma necessidade especial possam acompanhar suas aulas. “Tenho uma aluna com dificuldades de locomoção e agora o trânsito dela pela escola ficou facilitado”.