Plano Estadual de Educação do Paraná em curso 26/05/2017 - 16:40
Integrantes da comissão coordenadora e equipes da rede de assistência técnica do Plano Estadual de Educação (PEE) se reuniram nessa sexta-feira (26), em Curitiba, para participar de curso de aperfeiçoamento. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Edução (SEED), é uma das etapas para estudo e avaliação do documento e para o monitoramento contínuo das metas estratégicas apontadas pelo plano estadual.
Essa primeira etapa do curso teve como foco a metodologia proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para os planos de educação do Paraná. “Estamos em fase de avaliar e monitorar as metas que foram propostas nos planos estadual e municipal. Quando construímos o plano estadual de educação tínhamos contextos diferentes na esfera municipal, estadual e nacional. Por isso temos sempre que verificar o que é possível atender dentro do que foi proposto em nossas condições atuais”, ressaltou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
O Ministério da Educação orienta a realização do curso em etapas de organização do trabalho, estudo e avaliação periódica do plano de educação e monitoramento contínuo das metas estratégicas. “O repasse de informações sobre o método proposto pelo MEC de avaliação e monitoramento contribui para iniciar esse trabalho de acompanhamento sabendo o que vai produzir como resultado no final do ano”, disse o coordenador da rede de assistência técnica para avaliação dos planos de educação, Maurício Pastor.
A formação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Pr) e Direção de Cooperação e Planos de educação (DICOPE) da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC). Em abril, os avaliadores educacionais que monitoram e avaliam os planos municipais de educação, já participaram do treinamento ofertado pela Secretaria Estadual da Educação, em Curitiba.
A rede de assistência técnica do Paraná, que é formada por avaliadores educacionais regionais, iniciou as atividades em 2014 com o objetivo de dar o suporte técnico aos 399 municípios na elaboração dos planos de educação. Paralelamente, também foi elaborada e promulgada a legislação do primeiro Plano Estadual de Educação (PEE-PR), Lei Estadual nº 18.492/2015.
PLANOS MUNICIPAIS – Em abril, avaliadores educacionais, que compõem a rede de assistência técnica para monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação, participaram do treinamento ofertado pela Secretaria Estadual da Educação, em Curitiba. Durante o curso os profissionais trabalharam a atualização das informações relativas ao Plano Estadual e Municipal de Educação.
A equipe de assistência técnica dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) vai se reunir uma vez por mês para discutir as metodologias de avaliação e monitoramento dos planos educacionais e a organização do trabalho. As informações são repassadas as equipes técnicas e comissões coordenadoras dos municípios. “Utilizamos as articulações dos núcleos de educação com os municípios para a assistência técnica seja repassada aos municípios com informações atualizadas e seguras”, disse o coordenador da rede de assistência técnica para avaliação dos planos de educação, disse Maurício.