Plano de Ações Descentralizadas é debatido em Fórum 09/10/2013 - 17:50
Integrantes do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente reuniram-se nesta quarta-feira (9), na Secretaria da Educação do Paraná, para discutir atividades de formação de professores e o desenvolvimento do ensino do estado. Um dos temas também presentes foi o Plano de Ações Descentralizadas (PAD).
Implementado este ano, o PAD é uma ação da Secretaria da Educação voltada para a melhoria do ensino através do acompanhamento personalizado de cada escola. “Estamos tendo excelente resultados com o PAD. Os professores, as escolas, a comunidade, todos estão participando. Iniciativas muito boas estão sendo apresentadas” afirma Eliane Rocha, superintendente da Educação.
Os participantes do Fórum também discutiram as propostas de abertura de novos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), processo que já caminha para a fase de homologação. Cerca de 40 municípios vão defender suas propostas em 18 de outubro. “Esse acompanhamento da abertura dos polos da UAB é uma ação inédita no Brasil, que já está sendo discutida há um ano e meio pelo Fórum”, afirma Cristiana Gonzaga, secretaria do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente.
Outro tema foi a abertura do Calendário Parfor 2014, para aprovação de cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) para o ano que vem.
O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente é integrado por várias instituições da área de ensino, que se reúnem para discutir ações para ampliar e fortalecer ações de formação de professores no Paraná. Participam do Fórum representantes da Secretaria da Educação, de universidades públicas e do sindicato dos professores. “Sempre elogio a atuação do Fórum, as discussões, o excelente trabalho que estão realizando pela educação paranaense”, afirma o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.