Plano de abandono de prédio é executado em Cascavel 14/08/2013 - 14:13
Professores, funcionários e alunos do Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel, colocaram em prática, na semana passada, o plano de abandono de prédio, elaborado pela Brigada Escolar da escola. A simulação foi realizada nos três períodos. Somente de manhã, participaram 670 estudantes, que evacuaram o local num tempo de 5 minutos e 30 segundos. Tempo considerado bom pela Defesa Civil, que acompanhou os trabalhos.
A simulação, executada pela primeira vez na escola, foi uma necessidade apontada pela comunidade escolar. “Na semana pedagógica que antecedeu o retorno às aulas do segundo semestre, a equipe de Brigada Escolar orientou professores e funcionários sobre a simulação, e agendamos este dia para colocar em prática”, comentou a diretora do colégio, Clair Fátima da Silva Santos.
“O programa Defesa Civil na Escola, que formou as brigadas escolares, tem uma parceria importante com o Corpo de Bombeiros e visa a promover a segurança do ambiente educativo”, explicou o chefe do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Vander Piaia, acompanhou a simulação.
A aluna do 1º ano do ensino médio, Daiara Forlin, 14 anos, participou do plano e avaliou como positiva ação. “Muita gente não sabe o que se deve fazer em caso de um incêndio ou algo parecido, por isso acho importante fazer esse tipo de simulação na escola”, observou Daiara, que contou ser filha de bombeiro.
PROGRAMA – O programa Brigada Escolar foi iniciado em 2012 nas escolas da rede estadual para desenvolver a cultura de prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas, além da adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico.
As escolas do Paraná receberão equipamentos novos e modernos como extintores, sinalização e luz de emergência e passam por uma simulação de plano de abandono – que é implantado pelos brigadistas (professores ou funcionários) capacitados pelo programa.
O programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.