Polícia Militar realiza encontro de alunos do Proerd 21/05/2012 - 17:00

Mais de 400 jovens e adolescentes participaram na manhã deste sábado (19) do 1º Encontro de Alunos do Programa de Resistência às Drogas (Proerd) do Estado Paraná, em Curitiba. A ação foi uma iniciativa da Polícia Militar (PM), por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED). O objetivo é fazer com que os jovens reafirmem o compromisso de permanecer longe das drogas.

O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. “Temos uma sintonia, um diálogo permanente, a Patrulha Escolar participa da Semana Pedagógica nas escolas e de reuniões com diretores e professores para orientar eventuais situações de atos infracionais praticados por estudantes. O Proerd, que já atingiu mais de um milhão de alunos, é essencial e queremos dar apoio para que ele siga para todas as regiões do Estado”, disse Arns.

Para subcomandante geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, o Proerd é uma iniciativa maravilhosa. “As crianças, os alunos, os adolescentes e os pais tiveram aqui surpresas agradáveis, conviveram com a banda do Proerd, puderam ver que vale a pena”, disse. “Temos hoje diversos policias que passaram pelo programa e que estão na sociedade mostrando que podemos ser felizes longe das drogas e da violência”, acrescentou coronel Cesar.

O encontro é fundamental para o fortalecimento e a visibilidade necessária da proteção e prevenção. “A família, a escola e a polícia são três componentes fundamentais para que cada dia tenhamos uma sociedade mais saudável, segura. Com o apoio da imprensa em geral, dando visibilidade, teremos muitos movimentos reunindo as pessoas de forma lúdica”, afirmou o tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, comandante do BPEC e coordenador estadual do Proerd.

Ainda participaram do evento oficiais e praças da PM envolvidos com o programa, além de pais, professores, alunos e convidados que puderam aproveitar as diversas atrações artísticas e culturais, como a Banda do Proerd, composta por policiais militares.

INTEGRAÇÃO – A ideia do encontro foi reunir estudantes de várias idades que receberam as lições do Proerd em algum momento, desde que o programa foi implantado no Paraná no ano de 2000. “O programa me ajudou porque todas as vezes que me ofereceram drogas lembrei do Proerd e disse não; aconselhei muitas pessoas e até hoje uso os conhecimentos do Proerd”, disse Jhuli Caroline da Silva, de 15 anos, que se formou no Proerd, na Fazenda Rio Grande (região metropolitana), em 2007.

O evento reuniu também diversos policiais militares do Estado que passaram pelo Proerd quando adolescentes e que agora são instrutores do programa. Um deles é a soldado Karina dos Santos. “Hoje tenho alunos formados que já estão com 14 anos. Eles encontram a gente na rua e comentam que colocam em prática o que falamos”, ressaltou a policial.

FORMATURA – Na sexta-feira (18), Flávio Arns participou da formatura de mais 1,3 mil alunos dos 5º anos do ensino fundamental de escolas municipais de Curitiba. “É muito importante, sobre todos os pontos de vista, que as crianças aprendam desde bem cedo a dizer não às drogas, isso é uma grande lição, uma grande aprendizagem. A criança precisa dizer sim para as coisas boas, para mais escola, mais educação, bons amigos, esporte, teatro, música”, disse Arns.

O secretário ainda avaliou o trabalho conjunto das secretarias de Educação, estadual e municipais, com a Polícia Militar. Todos nós temos que trabalhar juntos para que as coisas deem certo na vida”, avaliou Arns.

Desde o no ano 2000, quando iniciaram as atividades do Proerd no Estado do Paraná, já foram formados cerca de 1,1 milhão de jovens.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Miritar.

GALERIA DE IMAGENS