População prestigia a abertura da Caravana da Alfabetização em Dois Vizinhos 17/03/2009 - 18:39

Aproximadamente mil pessoas participaram nesta terça-feira (17), em Dois Vizinhos, da abertura do Projeto Caravana da Alfabetização e da solenidade de assinatura da Carta de Compromisso pela Superação do Analfabetismo no Paraná. O evento reuniu autoridades, diretores, professores, documentadores escolares, pedagogos, agentes mobilizadores, secretários municipais e alfabetizandos. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de alfabetizar jovens, adultos e idosos, o projeto percorrerá 22 cidades do Estado.

Para a coordenadora do Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas de Andrade, a intenção é envolver cada vez mais toda a população, mostrando a real importância de superar esse grande obstáculo que é o analfabetismo. "O analfabetismo é uma das mais cruéis formas de exclusão social nesse país. E a Secretaria de Educação por meio do Programa Paraná Alfabetizado reafirma o compromisso por essa superação, isso significa garantir a escolarização para a população não alfabetizada, garantindo também o direito a cidadania de cada um", disse.
A Caravana tem como meta envolver a população paranaense junto às ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos desenvolvidas pelo Programa Paraná Alfabetizado, possibilitando a divulgação e a ampliação do atendimento nas turmas de alfabetização.
Marinês Romancini, chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, destacou o papel de todos os envolvidos em alfabetizar. "É uma causa justa, pois a alfabetização muda a vida das pessoas e estamos todos de parabéns por estarmos envolvidos nessa grande causa", disse. Ela alertou para a importância da integração entre os poderes federal, estadual e municipal. "Somente juntos poderemos cumprir a nossa meta, que é alfabetizar todos os paranaenses", afirmou. Assinaram a Carta Compromisso todas as autoridades estaduais e municipais dos sete municípios envolvidos.
TEMPO DE APRENDER - A melhoria da qualidade de vida é o mais importante ganho que a dona de casa Irondina Alves de Arruda obteve aos 46 anos. Há seis meses no projeto, ela conta que fica orgulhosa de ter tomado a decisão de voltar a estudar.  "Quando eu entrei não sabia quase nada, com a ajuda da professora hoje sei bastante, já consigo  er e escrever, leio o jornal, leio as placas, leio tudo", disse, ela que também trouxe seu esposo para os bancos escolares. "Sempre é tempo de aprender, sempre é tempo de estudar", resumiu Irondina.
Para a alfabetizadora da cidade de São Jorge D'Oeste, professora Elenice Kreuch, há quatros anos no projeto, gratificação é a palavra que resume tudo. "É gratificante poder fazer parte desse projeto tão vitorioso e importante. A satisfação de ver no rosto de cada um deles a alegria com o aprendizado nos dá forças para ir em frente. Ali na sala de aula não só ensino, mas aprendo muito também, faço por amor e não trocaria esses meus alunos por nada", relatou Elenice, que atualmente leciona para uma turma de 10 alunos com idade entre 50 e 70 anos.
Além de Dois Vizinhos, fazem parte também, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge D'Oeste, Boa Esperança do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu. Nessa região, o município de São Jorge D'Oeste, cidade com cerca de nove mil habitantes, é primeiro que superará o analfabetismo ainda esse ano. Segundo informações da coordenadora local, Janete Krohn Parzianello, a meta de superação é ainda para o primeiro semestre. "Estamos atendendo mais de mil alunos e o número da última pesquisa foi de que tínhamos cerca de 850 analfabetos, ou seja iremos nos tornar ainda em 2009 território livre do analfabetismo no Estado", disse.
Para o prefeito de Dois Vizinhos José Luiz Ramuski, "esse compromisso é uma honra para nós, e hoje é uma data festiva, onde o Paraná está dando demonstração de que está preocupado em erradicar de uma vez por toda o analfabetismo". Ele explicou porque assumiu o compromisso com a erradicação do analfabetismo. "Por isso assinamos essa carta com muita responsabilidade e respeito, essa carta para que a gente possa em conjunto, usando todas as forças do município, estado e do país, podemos erradicar esse mal", afirmou o prefeito
A cerimônia contou ainda com apresentações artísticas do Teatro Municipal de Dois Vizinhos, sob a direção de Ivan Lovison, com Simone Zippin e Sibele Borges, que contaram uma história de superação e de alfabetizandos do município de Cruzeiro do Iguaçu, que apresentaram a paródia Vivendo e Aprendendo, da música Asa Branca, de Dominguinhos.