Prefeitos do Paraná se reúnem com Governo para discutir protocolo de retorno às aulas no Estado 18/08/2020 - 17:11

Foco da reunião foi a aplicação das medidas sanitárias do protocolo em cada região. O retorno ainda não tem data definida para acontecer e dependerá da avaliação da Sesa.

A aplicação das medidas sanitárias e de prevenção previstas no Protocolo de Retorno às Aulas, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), foi o tema da reunião virtual com representantes de prefeitos de todas as regiões do Paraná, realizada na tarde desta terça-feira (18). Durante o encontro os prefeitos relataram as principais preocupações e desafios de cada região para que o protocolo seja cumprido quando houver liberação da Secretaria da Saúde para o retorno.

O possível retorno das aulas presenciais no Paraná ainda não tem data definida para acontecer, e vai depender da avaliação da Secretaria da Saúde sobre o avanço ou não da pandemia no estado.

Guto Silva, secretário-chefe da Casa Civil, abriu o encontro reforçando a importância da participação dos municípios em temas tão essenciais aos paranaenses neste momento de pandemia pelo qual passa o Brasil:

“Neste encontro estamos avaliando as questões práticas do protocolo, vendo como fazer este retorno, sem ainda tratarmos do quando fazer. Ouvir a contribuição de cada região sobre este tema é de suma importância para que o Governo possa tomar a melhor decisão pautada na realidade de cada município”, destacou Silva.

Cumprimento do protocolo – Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte do Paraná, destacou a importância de se cumprir rigorosamente o protocolo quando houver liberação da Secretaria da Saúde para um retorno presencial.

“Aqui estamos construindo um protocolo de retorno que garanta segurança quando for possível voltar. As experiências internacionais em que nos baseamos comprovam que onde o protocolo foi seguido rigorosamente nas escolas não houve aumento no contágio. Por isso ouvir cada município é importante para garantir que o protocolo seja cumprido dentro de cada realidade do Paraná”, explicou Feder.

Retorno híbrido, escalonado e regionalizado – No encontro, Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, destacou alguns dos pilares do Protocolo de Retorno:

“Estamos prevendo, quando for possível e liberado pela Saúde, um retorno híbrido, que atenda parte dos alunos em aulas on-line e parte presencial, escalonado por faixas etárias e regionalizado. Isso quer dizer que ele poderá acontecer em tempos diferentes dependendo da situação da região no estado”, explicou Dias.

Desafios municipais – Entre os prefeitos, o grande desafio levantado para o cumprimento do protocolo em todo o Paraná é a realidade econômica de cada cidade. Com a queda da arrecadação de muitos municípios e a necessidade de aquisição de insumos para a volta segura, muitos prefeitos demonstraram preocupações quanto ao retorno.

Ao final da reunião, Guto Silva solicitou que os presidentes das Associações encaminhem o posicionamento de cada prefeito, que será levado ao conhecimento do Governador.

Participantes - Pelo Governo estiveram presentes Guto Silva, secretário-chefe da Casa Civil; Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte; e Gláucio Dias, diretor-geral da Seed. Representando os municípios participaram: Associação dos Municípios do Paraná (AMP); Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa); Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec); Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep); Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG); Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi); Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop); Associação dos Municípios do Médio Paranapanema; Associação dos Municípios do Vale do Ivaí; Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense; Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar); Associação dos Municípios da Região do Entre Rios (Amerios); Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam); Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop); Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar); Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop); Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar); Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro); e Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte).

GALERIA DE IMAGENS