Proerd conscientiza jovens sobre o consumo de drogas com peça teatral 06/08/2013 - 13:30
Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva assistiram na manhã desta segunda-feira (05/08), uma peça de teatro elaborada por policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), no Teatro Regina Vogue, localizado no Shopping Estação, centro de Curitiba (PR).
O Proerd é um programa desenvolvido pela PM em conjunto com o Governo do Estado do Paraná desde 2008 com o objetivo de conscientizar adolescentes e jovens sobre os riscos e consequências do consumo de drogas e ajudar nas escolhas, para que eles saibam identificar o que é nocivo ou não a sua vida.
“O nosso trabalho vem sendo forte principalmente com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Também há uma orientação aos pais para que possam trabalhar com a prevenção. Trabalhamos com questões que envolvem a autoestima, escolha dos amigos para que o jovem saiba distinguir o que é importante ou o que pode ser apenas um prazer momentâneo”, disse o Coordenador Estadual do Proerd, coronel Douglas Sabatini Dabul.
O coronel Dabul enfatiza ainda que o álcool e o cigarro também são considerados drogas, pois interferem no bom funcionamento do organismo humano. “Álcool e cigarros são drogas que causam malefícios nas famílias, pessoas ficam impossibilitadas de trabalhar em decorrência desse consumo”, afirma o coronel Dabul.
PEÇA - A peça teatral relata a história de Ana, uma menina que teve contato com o mundo das drogas e do álcool na infância. Ela acaba se afundando nos vícios até o ponto em que sofre uma overdose. Ao fim da peça, o cabo Luciano Antunes de Moura, que trabalha no Proerd há cinco anos, interage com a plateia, alertando e explicando os fatores e situações que podem influenciar o jovem ou adolescente a usar entorpecentes.
“A droga entra na vida dos jovens por meio das amizades. Acreditar que a droga entra nas famílias pela ação de traficantes é uma afirmação ultrapassada. O entorpecente entra na vida do jovem porque ele mesmo permite que isso aconteça, devido a facilidade que hoje o jovem tem para encontrar as drogas, então o nosso trabalho é alertar através da prevenção utilizando para isso o teatro”, disse o cabo Luciano após a apresentação.
A professora Denise Tomé acredita na importância que o Proerd tem na prevenção do uso de drogas. ”Realmente é como vimos na peça, a maioria dos adolescentes acha que a droga chega através dos traficantes e não percebe que as vezes o perigo está dentro de casa”, disse a professora.
“Eu acho que essa iniciativa ajuda bastante a gente no sentido de ver os danos que as drogas podem trazer e aí ajudar a gente a não ter o desejo de usar drogas”, afirmou a estudante Geovana Roberta.
Fote: Polícia Militar do Paraná