Professora e aluno participam de Seminário de Educação Fiscal 28/08/2014 - 13:30

A professora de Arte Deolinda Cornicelli Buosi, do Colégio Estadual Nestor Victor, em Pérola, e o aluno Dionésio Harmel Júnior, membro do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Polivalente Pedro Boareto Neto, em Cascavel, participaram do XII Seminário Paranaense de Educação Fiscal, que aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês em Cascavel.

Deolinda, que também é graduada em Geografia e Pedagogia e especialista em Orientação Educacional, proferiu palestra sobre o uso da arte na formação para a cidadania fiscal. Na ocasião, ela abordou a importância social do tributo e das receitas públicas, assim como a qualidade do gasto público no país e comentou sobre o projeto “Disseminando a Educação Fiscal por meio da Arte”, que desenvolve, desde 2009, com alunos do ensino médio no colégio onde atua. O projeto foi ganhador do Prêmio Nacional de Educação Fiscal em 2013.

“É gratificante testemunhar que é possível trabalhar a Educação Fiscal vinculada aos conteúdos escolares e que não se trata de um mero discurso, mas a possibilidade de desenvolver ações de responsabilidade fiscal e social”, afirmou a professora, que apontou o Seminário como reforço do compromisso em promover a prática cidadã. “Foi um momento em que pudemos refletir sobre ações participativas com relação às políticas públicas como forma de disseminar a Educação Fiscal para efetivação do princípio constitucional”.

Segundo ela, é necessário buscar informações que possam subsidiar a construção do futuro com maior autonomia e liberdade democrática. “Todos devem fazer o controle dos gastos públicos. Isso é importante para o desenvolvimento do município e do Estado”, comentou Deolinda.

Dionésio também acredita ser necessário sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, disponibilizar informações sobre administração pública e incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos.

O aluno, que apresentou o painel “A educação fiscal na prática: a participação de pais e alunos nos conselhos escolares e concursos de cidadania fiscal”, falou sobre a necessidade de alertar os alunos para a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. “É importante para o desenvolvimento crítico do aluno, entender a função do tributo, essencial à sociedade e à prática cidadã”, explicou.