Professora ganha Prêmio Nacional de Educação Fiscal 21/11/2013 - 15:26

A professora de arte Deolinda Cornicelli Buosi ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2013, nesta terça-feira (19), em Brasília. Ela é professora de carreira da rede estadual de educação e dá aulas no Colégio Estadual Nestor Victor, em Pérola, município no Noroeste paranaense, onde desenvolve o projeto “Disseminadores da Educação Fiscal” com alunos do ensino médio.

“Trabalhamos arte e cidadania. Através de diferentes linguagens artísticas os alunos abordam vários temas de cidadania, enfocando em problemas sociais, como corrupção, violência, a fome. E a questão de pagar seus tributos, de exigir a nota fiscal, é um tema importante do projeto”, explica.

As apresentações dos alunos acontecem durante o Festival da Cidadania no Colégio, envolvendo cerca de 200 estudantes. São declamações de textos e poesias, encenações e apresentações musicais, todas sobre o tema principal do festival. O projeto já é realizado há 4 anos, e, de acordo com a professora, deve crescer ainda mais graças ao prêmio de R$ 15 mil que a escola recebeu.

PDE - Atualmente Deolinda está afastada da escola para participar do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), uma parceria da Secretaria da Educação com instituições de ensino superior paranaenses para capacitar professores.

“Pérola praticamente não tem manifestações culturais urbanas, então no PDE eu pretendo utilizar o tema da cidadania que trabalho com os alunos para aumentar o acesso a meios culturais na cidade” conta.

Mas quando voltar para a sala de aula, Deolinda garante que o projeto continua. “Depois do prêmio meu compromisso com o Festival da Cidadania é ainda maior, o desafio é ainda maior. Vamos continuar e crescer”, disse.

PRÊMIO: A cerimônia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal aconteceu na Câmara Legislativa de Brasília. De 190 iniciativas inscritas, foram selecionadas como finalistas seis projetos na categoria Escolas e quatro projetos na categoria Instituições. Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores receberam troféus e certificados de participação.

O prêmio é realizado pela Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda.

GALERIA DE IMAGENS