Professores PDE iniciam formação tecnológica 17/04/2012 - 14:40

Nesta segunda-feira (16), os professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da turma de 2012, iniciaram o curso de Informática Básica e SACIR. Feito em parceria com as Coordenações Regionais de Tecnologias (CRTE) e com a Coordenação de Formação Continuada (CFC) por meio da Equipe de Educação a Distância, o curso pretende formar os docentes para o uso dos recursos tecnológicos.

Os conteúdos servem para atividades que serão realizadas durante o programa. “Fornecemos aos professores os meios necessários para sua formação tecnológica, uma vez que eles atuarão, no ano que vem, como tutores a distância os Grupos de Trabalho em Rede - GTR”, ressaltou o Coordenador Estadual do PDE, Cassiano Ogliari.

No Núcleo Regional de Curitiba, as atividades iniciaram no Colégio Estadual do Paraná (CEP). “Acredito que esse aprendizado pode se reverter em benefícios grandes para nós, professores, e também para os alunos no futuro. É muito importante que se continue a educação digital dos professores do PDE”, afirmou a professora de geografia Vera Lúcia Machado.

O curso é estruturado em uma etapa a distância, com duração de 16 horas e duas etapas presenciais, com duração de 24 horas, totalizando 40 horas.
 

O curso é estruturado em uma etapa a distância, com duração de 16 horas e duas etapas presenciais, com duração de 24 horas, totalizando 40 horas.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


PDE - Em 2012, cerca de 2,4 mil professores devem concluir o programa. O PDE oferta formação em 13 disciplinas do currículo escolar e em educação profissional e formação de docentes, pedagogia, gestão escolar e educação especial.

O professor PDE, no primeiro ano, tem 100% de afastamento das atividades docentes para se dedicar aos estudos em instituição de ensino superior e elaborar projeto de intervenção pedagógica e material didático para ser implementado na escola.

No segundo ano, o afastamento dos professores é de 25% para implantar o material didático na escola e produzir do artigo final que retrate os limites e possibilidades de implementação.

 

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