Professores de Curitiba e Litoral participam de oficinas da Caravana 07/08/2013 - 16:50

Os professores das escolas dos Núcleos de Educação de Curitiba e de Paranaguá participaram nesta quarta-feira (7), em Curitiba, das oficinas, cursos e palestras da Caravana da Poesia Vinicius de Moraes. Ao todo mais de 3 mil professores das 2,2 mil escolas da rede estadual vão participar das oficinas ao longo das oito etapas neste semestre, em todo o Paraná.

Lançada nessa segunda-feira (6), a Caravana estimula a leitura nas escolas da rede estadual, e trabalha a poesia na literatura. “No primeiro semestre os professores trabalharam a obra de Vinicius de Moraes nas escolas. Agora, participam das capacitações para repassar o aprendizado aos demais professores e aos alunos”, disse a superintendente da Educação, Eliane Vieira da Rocha.

A música durante a oficina ajuda o trabalho da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de Matinhos, Zulmira Cioli. “A Caravana proporcionou a troca de experiências entre os professores e a oficina vai ajudar no trabalho com as crianças da APAE”, disse.

Além das oficinas, os professores participaram de palestras e também apresentaram os trabalhos pedagógicos, fizeram debates com escritores, poetas, músicos, cantores, compositores, atores e cineastas. “Gostei de participar da Caravana. A oficina valorizou ainda mais o nosso trabalho como professores. Saímos daqui como semeadores e vamos transmitir o que aprendemos”, concluiu a professora de Arte, Ana Gaudeda Deneka.

O primeiro dia de atividades contou com 10 oficinas: contação de história, poesia, coreografias, crônica, música, teatro e literatura, cinema e audiovisual, história da literatura, biblioteca e ensino da literatura na escola. A próxima etapa da Caravana será nos dias 13 e 14 de agosto, no Parque da Ciência, em Pinhais.

GALERIA DE IMAGENS