Professores do PDE em 15 NRE iniciam estudos 01/03/2012 - 08:30
Cerca de 900 professores de 15 Núcleos Regionais de Educação participam das aulas inaugurais e dos seminários integradores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que começaram na segunda-feira (27). Os eventos, que acontecem de forma descentralizada, servem para o repasse de orientações aos profissionais da rede pública de ensino do Paraná que são beneficiados com essa política de formação continuada.
O PDE é uma política de valorização dos profissionais da educação. Segundo Meroujy Cavet, superintendente da Educação, o PDE é uma política de Estado que ainda traz benefícios à comunidade escolar. “O programa é uma oportunidade para o professor estudar, rever a sua prática, repensar a escola e propor uma intervenção adequada à realidade do local onde trabalha”, ressaltou.
As aulas iniciais e seminários integradores acontecem nas regionais para facilitar o trabalho de orientação dos participantes. “Os professores têm a oportunidade de estreitar os contatos com os representantes do programa no Núcleo Regional de Educação”, comentou Cassiano Ogliari, coordenador estadual do PDE.
O professor da disciplina de História, Pedro Alves, é um dos 130 professores ingressantes no PDE, turma 2012, do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Ele também entende a importância do programa. “É mais uma oportunidade em nossa profissão de nos aperfeiçoarmos e de darmos continuidade à nossa formação. Para que façamos um bom trabalho, é necessário fazer novas leituras, trocar ideias e experiências com os colegas, rever conceitos e fundamentações”, contou o professor. Ele e seus colegas darão continuidade aos trabalhos já em março, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Na segunda-feira (27) os eventos começaram nas regionais de Cascavel, Goioerê, Laranjeiras do Sul e Telêmaco Borba. Na terça-feira (28) iniciaram as aulas em Pato Branco, Pitanga, Maringá, Francisco Beltrão, Área Metropolitana Sul e Cianorte. Os núcleos de Wenceslau Braz, União da Vitória, Paranaguá e Paranavaí começaram na quarta-feira (29). Cornélio Procópio realiza a aula inaugural nessa quinta-feira (1º) e o núcleo de Jacarezinho a partir da segunda-feira (05) da semana que vem.
PDE - Em todo o Paraná, já passaram pelo programa 4 mil professores. Em 2012, cerca de 2,4 mil professores devem concluir o programa. O PDE oferta formação em 13 disciplinas do currículo escolar e em educação profissional e formação de docentes, pedagogia, gestão escolar e educação especial.
O professor PDE, no primeiro ano, tem 100% de afastamento das atividades docentes para se dedicar aos estudos em instituição de ensino superior e elaborar projeto de intervenção pedagógica e material didático que será implementado na escola. Já no segundo ano, o afastamento dos professores é de 25% para implantar o material didático na escola e produzir do artigo final que retrate os limites e possibilidades de implementação.
MUDANÇAS – Este ano, o PDE foi elaborado com linhas de estudo para atender demandas formativas dos professores. Áreas antes não priorizadas agora foram abordadas, entre elas: violência, drogas, diversidade de raça, gêneros e sexo, tecnologias entre outras, além das tradicionalmente ofertadas pelo programa.
O primeiro processo seletivo do PDE para ingresso em 2012 teve mais de 8 mil inscrições. O acesso dos professores se deu a partir do nível II da classe oito. Até então era, apenas, para a classe 11 do nível II da carreira.
O curso Grupo de Trabalho em Rede (GTR) também foi reconfigurado. Este curso virtual objetiva socializar os estudos e as produções dos Professores PDE. Em 2011, foram 29.569 inscritos para participar das atividades do grupo, dos quais 24.123 concluíram o curso.