Professores do PDE têm curso de formação tecnológica 25/04/2014 - 12:00

Cerca de 2 mil professores da nova turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) estão participando da primeira fase do curso de formação tecnológica organizada pelas coordenações regionais de tecnologia educacional nos 32 Núcleos de Educação em todo o estado. A segunda fase acontece em novembro.

O objetivo dessa formação é fornecer conteúdos teóricos e práticos aos professores PDE para uso dos recursos tecnológicos e de conectividade. Eles ainda têm o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Secretaria da Educação e ao Sistema de Acompanhamento e Integração em Rede.

“A formação busca superar uma compreensão utilitária ancorada na utilização dos recursos tecnológicos de caráter tecnicista e oportuniza aos professores PDE uma formação em que serão apresentados aspectos teóricos em estreita articulação com a prática pedagógica dos professores. Isso contribui para que os professores possam além de incorporar a contribuição das tecnologias educacionais em sala de aula, produzir conhecimentos a partir da compreensão das mesmas”, comentou o coordenador de Articulação Acadêmica, Cassiano Ogliari.

No Núcleo Regional de Educação de Cianorte, a formação tecnológica foi realizada no laboratório de informática do Colégio Estadual Iglea Grollmann. "Apresentamos aos professores as ferramentas dos softwares necessários para a realização do PDE, como editor de textos e editores de imagens", comentou a técnica da coordenadora regional de tecnologia regional, Liana Paranzini.

A próxima etapa e servirá para os participantes conhecerem os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem e-escola e outras possibilidades tecnológicas que integram cursos desenvolvidos na modalidade de educação a distância.

O PDE é uma política pública de formação continuada compromissada com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da qualidade do ensino paranaense. O programa permite que o professor realize uma formação continuada com duração de dois anos, organizado em quatro períodos semestrais. No primeiro ano, o professor fica afastado de sala de aula. No segundo ano de atividades do PDE, o afastamento é de 25%.

GALERIA DE IMAGENS