Professores franceses conhecem escola técnica do Paraná 02/06/2014 - 16:40
Diretores, coordenadores e professores das Casas Familiares Rurais da França, da região de Rhône-Alpes, conheceram nessa segunda-feira (2) as instalações do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Durante a visita os profissionais conversaram com professores e alunos sobre o funcionamento dos cursos.
O mesmo grupo foi recebido pelo vice-governador Flávio Arns no Palácio Iguaçu junto com o secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt. A visita faz parte do intercâmbio entre o Governo do Estado com a União Nacional das Casas Familiares Rurais Francesas da região de Rhône-Alpes para a troca de experiências na área da educação.
O Paraná tem 2,3 mil alunos atendidos em 42 Casas Familiares Rurais que seguem o modelo da escola francesa da pedagogia da alternância. Os alunos são filhos de pequenos produtores rurais e estudam nas Casas em regime de internato. Eles ficam uma semana na escola e depois retornam às suas casas, onde permanecem por mais uma semana para aplicar na propriedade da família as técnicas que aprenderam na escola.
As casas ofertam o 8º e 9º anos do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional nos cursos de Agropecuária, Agroindústria, Agroecologia, Administração Rural, Alimentos, Agricultura e Gestão Ambiental. “É uma grande oportunidade para a troca de experiências e de ideias que contribuem com a qualidade da educação no campo”, disse a superintende da Educação, Eliane Rocha
“É uma grande oportunidade para a troca de experiências e de idéias que contribuem com a qualidade da educação no campo”, disse a superintende da Educação, Eliane Rocha.
A coordenadora da Casa Familiar de La Parma, Charlotte Mestre, ressaltou a importância do intercâmbio para reforçar a formação através da pedagogia de alternância. “É uma cooperação mútua entre o Governo do Paraná e as Casas Familiares de Rhône-Alpes. Ambos querem fortalecer a educação com a pedagogia da alternância”, afirmou.
Em 2013, uma comitiva composta por alunos e professores paranaenses visitou durante uma semana as casas familiares francesas para conhecer a estrutura e os cursos que são oferecidos no país. No mesmo ano, 150 franceses - entre estudantes, monitores e professores – também visitaram as Casas Familiares Rurais do Paraná.
O intercâmbio será usado pela Secretaria de Estado da Educação para aprimorar a educação do campo no Paraná. Uma das idéias que está sendo avaliada é a implantação de curso de maquinário agrícola e também curso de francês para os alunos das Casas Familiares Rurais. “São possibilidades que estão sendo avaliadas”, disse Eliane Rocha.
Estiveram presentes representantes das Casas Familiares Francesas de Lamure Sur Azergues, L´arbresle – Saint Martin Em Haur, Saint Laurent de Chamousset, Montluel – Cormaranche e Sainte Consorce – Pont de Veyle. Na terça-feira (3) a comitiva participa do II Seminário Internacional de Sustentabilidade das Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná, na Assembleia Legislativa do Paraná.