Professores participam da Formação em Ação 15/10/2014 - 07:59
Professores da rede estadual participam do 2º Encontro da Formação em Ação. Neste segundo semestre, a temática será Leitura, Problematização e os Desafios do Processo de Ensino-aprendizagem. A formação continuada oferecida aos servidores da Educação nos 32 Núcleos Regionais de Educação, conta para progressão na carreira.
Nesta etapa, serão discutidos indicadores de aprendizagem da escola a partir dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e elaboradas propostas de trabalho e possíveis intervenções pedagógicas para garantir uma educação com mais qualidade.
Segundo Tiago Ungerericht, técnico-pedagógico do Departamento de Educação Básica da Secretaria, o encontro é uma oportunidade para os professores repensarem o processo de ensino e aprendizagem. “O propósito é discutir os fundamentos epistemológicos da leitura e da problematização e suas implicações pedagógicas, além de instigar a necessidade de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem em todas as disciplinas que compõem o currículo escolar”.
Para a pedagoga Verenice Salete Tonet, do Colégio Estadual Roberto Langer Junior, em Curitiba, a ação é um convite ao autoexame do trabalho desenvolvido nas escolas. “É necessário, de tempos em tempos, refletir sobre a ação pedagógica desenvolvida. Daí a importância da Formação em Ação, que traz novas ideias para aprimorar o trabalho pedagógico”.
Verenice ressaltou ainda o comprometimento dos participantes para colher bons resultados com a ação. “O encontro só se torna significativo e produtivo a partir da intencionalidade de cada participante, das pessoas que estão organizando e da metodologia usada para trabalhar o tema sugerido”, comentou a pedagoga, que acredita que quanto mais o assunto estiver de acordo com a realidade escolar, com os desafios enfrentados no dia a dia, maior interesse irá despertar no grupo.
A professora de Língua Portuguesa Nelci Palauski, que há 27 anos atua na Escola Estadual Parque Jaboticabeira, em Umuarama, também concorda que a ação propicia trocas de experiências e traz informações que se transformam em conhecimento. “Sempre há discussões interessantes. É um momento de reunir todos para rever propostas”, disse Nelci, que afirmou que todos os outros docentes que participaram da 1ª etapa junto com ela aprovaram a prática.