Professores são finalistas de programa dos EUA 18/06/2015 - 09:50

Dois professores paranaenses da rede estadual de ensino foram selecionados para etapa internacional do Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP, na sigla em inglês) edição 2016. O programa é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, tendo como meta oferecer aos profissionais novas experiências no ensino da língua inglesa.

Os professores Fernanda Pedrita Vicenti, do Colégio Estadual São Cristóvão, em Cascavel (Oeste), e Jean Paulo Bernardo Xavier, do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Morozowski, de Paranaguá, no Litoral, foram selecionados junto com outros dez docentes brasileiros para a etapa internacional.

NOVAS FERRAMENTAS - Os professores brasileiros vão se juntar aos candidatos de outros países para a fase final do programa, que irá escolher os 75 profissionais para um curso de imersão em inglês de cinco meses nos Estados Unidos, entre janeiro e maio de 2016. “Foi uma surpresa muito boa. São anos de trabalho com a língua inglesa e essa experiência vai contribuir com novas ferramentas, que serão aplicadas em sala de aula”, afirmou Fernanda.

Fernanda leciona a disciplina de inglês há 18 anos e essa será sua primeira experiência internacional. Segundo ela, o aprofundamento da cultura é fundamental para os professores que trabalham com língua estrangeira. “É uma experiência que faz falta na preparação do professor que trabalha com a língua estrangeira e representa um avanço para nossa carreira, pois vamos voltar para a sala de aula com conhecimentos mais sólidos para lecionar a disciplina”, disse.

Os professores selecionados farão estágios em escolas norte-americanas. Para Jean Paulo, que é mestre em educação e pesquisador de licenciatura em língua inglesa, o mais importante é o desenvolvimento profissional do docente durante o intercâmbio. “Nós voltaremos com conhecimentos novos, que serão disseminados para os nossos alunos e colegas. Temos a consciências dessa responsabilidade social”, afirmou ele.

O objetivo do programa é oferecer aos profissionais que trabalham com a língua inglesa a oportunidade de aperfeiçoamento e conhecimentos de novas ferramentas pedagógicas. Além disso, os professores poderão conhecer novos métodos educacionais e trocar experiências e habilidades com docentes de diferentes países.

Confira a lista dos finalistas da etapa brasileira:
1. Ana Maria Fernandes Alves, Rio de Janeiro, RJ
2. Fernanda Pedrita Vicenti, Cascavel, PR
3. Francileide Santos,Rio de Janeiro, RJ
4. Jean Paulo Bernardo Xavier, Paranaguá, PR
5. Luiz Cláudio dos Santos, Vila Velha, ES
6. Lara Cristina Dable, São Paulo, SP
7. Leonardo Cardoso Dalbosco, Aracaju, SE
8. Nélio Bauer, Brusque, SC
9. Ricardo Marques Jacó, Araripina, PE
10. Rita de Cássia Barreto de Oliveira, Embu das Artes, SP
11. Thainá Lemos da Silva, Rio de Janeiro, RJ
12. Welma Oliveira de Sousa Rosa, Palmas, TO

GALERIA DE IMAGENS