Profissionais da Educação participam do Segundo Encontro de Diretores 04/09/2019 - 07:00

Aproximadamente 3,2 mil profissionais da Educação, entre diretores, professores e chefes dos Núcleos Regionais, participaram do Segundo Encontro de Diretores, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. O evento ocorreu em Foz do Iguaçu, nos dias 29 e 30 de agosto, e em Curitiba, nesta terça (3) e quarta-feira (4).

Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder destacou a importância desses encontros para aproximar governo e secretaria dos servidores que atuam diretamente nas instituições de ensino. Feder destacou que os bons resultados alcançados até o momento com os programas lançados na atual gestão, como Tutoria Pedagógica, Presente na Escola e Prova Paraná, só foram possíveis com a colaboração dos profissionais que acompanham o dia a dia das escolas.

“A gente está construindo bons programas. Só que o mérito é dos diretores e as suas equipes. O que vale são os profissionais do Paraná abraçando essas causas, trabalhando bem, com afinco, e entregando resultados”, afirmou o secretário no encontro de Curitiba.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – No evento, os educadores receberam orientações sobre a melhor forma de aplicar, no cotidiano escolar, os projetos do governo para avanços na Educação. Além disso, ouviram palestras sobre papel do diretor no ambiente escolar e que influência ele tem no futuro de cada estudante.

Um dos palestrantes foi o professor João Paulo Araújo. Vencedor da edição de 2013 do prêmio Educador Nota 10, ele é educador em Leopoldina, em Minas Gerais. Com os profissionais do Paraná, Araújo dividiu sua história de vida. Segundo ele, desde que se tornou professor, a pergunta que sempre teve em mente foi: “como construir uma sala de aula diferente da que eu tive?”. A partir disso, começou a procurar soluções para inovar no ensino e passou a oferecer práticas diferenciadas aos alunos. Hoje diretor da escola onde estudou quando criança, ele reforçou que o apoio da direção escolar é essencial para a aplicação de novas práticas.

“O segredo está na liderança do gestor. Tomei isso como uma responsabilidade muito grande, principalmente porque, enquanto diretor, eu teria que fazer por aquela escola o que fizeram por mim. E agora, na gestão da escola, eu tenho uma dupla responsabilidade: a de formar cidadãos e a de gratidão. Eu estou diretor, mas eu sou professor, então tenho que pensar com a cabeça de professor e apoiar os profissionais da mesma forma com que eu fui apoiado”, relatou o palestrante, que elogiou a Secretaria da Educação por estreitar os laços com os profissionais que estão na ponta do ensino.

Quem também gostou da iniciativa foi a diretora do Colégio Estadual Ana Molina Garcia, em Londrina, Aracele Motta. Para a educadora, à frente há 15 anos de uma instituição que atende cerca de 450 alunos por dia, a troca de experiências é fundamental para o melhor desenvolvimento do trabalho.

“A gente consegue fazer um intercâmbio com outros professores, com outros diretores, conhecer histórias e ações de sucesso e levar ideias que podem ser usadas na escola. Sem falar nas palestras, no conhecimento que a gente adquire e a oportunidade de falar também. Acho muito bom, excelente”, disse.

RECONHECIMENTO – Um dos assuntos abordados no Segundo Encontro de Diretores foi a Prova Paraná. Durante o evento, 10 professores que se destacaram nos resultados da segunda edição foram homenageados e receberam das mãos do governador e do secretário da Educação uma placa personalizada em reconhecimento pelo ótimo trabalho feito com os alunos a partir dos descritores da avaliação.

A professora de Matemática Eugênia Andrade, do Colégio Déa Alvarenga, em Londrina, vai voltar para casa com uma motivação a mais para ensinar as turmas em que dá aula.

“O sentimento é de gratidão. Não tem preço você ver que atingiu aquele aluno que parecia que não ia ser atingido. Isso aumenta a autoestima, a vontade é de chegar lá e falar para os estudantes que valeu a pena cada bronca, cada ‘puxão de orelha’ e cada conversa ao pé do ouvido para estimulá-los e mostrar que eles conseguem, sim”, comemora a professora.

Essa mesma alegria foi vista no sorriso da professora de Língua Portuguesa Elisângela dos Santos, de Tibagi (Campos Gerais). A educadora, que também recebeu a homenagem, recorreu às fake news e aos noticiários para melhorar o rendimento dos estudantes na disciplina.

“Eu percebi que eles não conseguiam distinguir um fato de uma opinião. Foi aí que eu passei a usar as fake news para mostrar estas diferenças. Trabalhei também com reportagens. Sugeri, ainda, alguns textos literários, como ‘Dom Casmurro’ [de Machado de Assis] para mostrar a eles a diferença entre fato e opinião, e que não se pode acreditar na opinião de uma pessoa só”, relembra a professora.

DIÁLOGO – Outro ponto alto do encontro foram as Oficinas de Ouvidoria. Os profissionais da educação apresentaram as demandas de cada região, que serão discutidas e avaliadas. A proposta é estabelecer um diálogo entre secretaria e diretores e, desta forma, verificar que ações já foram realizadas e quais são as próximas medidas que devem ser adotadas.

Para Ester Hinterlang, diretora do Colégio Estadual Maria Dalila Pinto, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), a oportunidade de falar sobre a realidade de cada região com representantes da Secretaria de Educação e buscar juntos uma solução faz toda a diferença.

“Você consegue situar a secretaria sobre o que está acontecendo nas escolas. A gente sabe que existem muitas demandas e que muitas já foram resolvidas, mas esse momento de fala com o secretário e com representantes é importante. A gente constrói juntos o que é necessário para mudar”, pontua.

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