Profissionais da Educação recebem treinamento sobre primeiros socorros 27/05/2011 - 17:00
O curso foi ministrado pelo sargento Jorge Iglikoski, de Cascavel, e pelo bombeiro comunitário André de Oliveira, que ensinaram aos participantes quais devem ser os procedimentos a serem tomados em situações de risco.
Durante o treinamento, os bombeiros representaram algumas situações de risco e explicaram a importância de se manter a calma, na hora de solicitar atendimento à Unidade do Corpo de Bombeiros.
A ideia de realizar o curso partiu da própria escola em reunião com a Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). "Como trabalhamos num estabelecimento com muitas pessoas, achamos importante aprender os primeiros socorros. Por isso, fizemos o convite ao Corpo de Bombeiros, que cordialmente nos atendeu", contou o diretor Paulo dos Reis. A ideia é realizar o curso com os alunos em um segundo momento.
"Esse curso foi muito importante porque no dia-a-dia a gente se depara com algumas situações em que não estamos preparados para atender. Com esse curso, estaremos mais preparados para agir corretamente quando formos solicitados", disse a professora de educação física Sônia Maria Brustolin.
Com o curso os professores se sentem mais seguros no trabalho do dia a dia e essa tranquilidade é passada aos alunos. "O aluno sabe que se precisar da gente ele pode ficar tranquilo porque estamos preparados para atendê-los de forma adequada", conclui Sônia.
Além do curso, os funcionários e alunos receberam no mês passado uma palestra sobre os 8 Objetivos do Milênio, criado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. Com isso, além de oferecer uma escola mais segura, a instituição ajuda a formar novos cidadãos. "O nosso objetivo é trabalhar em parceria com a comunidade formando alunos mais conscientes do seu papel na sociedade", ressaltou o diretor.
Participaram das atividades a direção, equipe pedagógica, professores e os demais funcionários da escola. A instituição busca a interação com a comunidade para a elaboração de projetos visando oferecer uma escola segura e uma educação de qualidade aos 780 alunos atendidos.