Profissionais da Educação se destacam em revista de gestão 09/12/2016 - 08:10

Boas práticas na rede estadual de ensino são o principal destaque da Revista Inovação em Gestão Pública no Paraná n.º 02, lançada neste final de ano durante o Encontro de Líderes Públicos, em Foz do Iguaçu.

Do conteúdo da revista, cinco reportagens são especificamente sobre profissionais da educação e outras três estão ligadas diretamente à rede estadual:

Reutilização de pneus para a construção de jardim e hora em ambiente escolar” traz a experiência do Colégio Estadual Antonio Garcez Novaes, em Arapongas. A agente educacional II, Rosária Vieira Soares, e a professora de ciências, Maria Rosângela de Oliveira Bonin, desenvolvem um projeto que envolve educação ambiental, melhoria do ambiente escolar e combate ao mosquito Aedes aegypti.

"Redução de despesas com veículos de comunicação impressos" conta como o técnico administrativo Charles Roberto Telles, da própria Secretaria da Educação do Paraná, em Curitiba, conseguiu economizar mais de R$ 100 mil do orçamento da pasta com publicações oficiais, como os avisos de licitações, com mudanças na diagramação desses documentos no Diário Oficial do Estado, Diário Oficial da União e jornais paranaenses.

"Por uma escola ainda melhor" explica o trabalho de Luciano Pereira dos Santos, diretor do Colégio Estadual Helena Kolody, em Sarandi. Ao trazer a comunidade escolar para dentro do seu estabelecimento, ele reverteu uma situação de problemas administrativos, pedagógicos e disciplinares.

"Atividades da escola para toda a Comunidade Escolar" mostra como o uso da comunicação pode ajudar a integrar alunos, professores e pais. O auxiliar administrativo Roberto Crepaldi Dias começou a registrar as atividades do Colégio Agrícola Estadual de Toledo com reportagens de texto e vídeo, além de fotos, e divulgar o material na página da escola na internet e em mídias sociais, alcançando milhares de pessoas.

"Administração participativa nas unidades da rede pública paranaense" apresenta ao leitor o Prêmio de Gestão da Secretaria da Educação, que seleciona as melhores escolas que desenvolvem projetos pedagógicos inéditos e promovem a gestão participativa da comunidade.

PARCERIAS – Nas outras matérias da revista são abordados o Projeto de Educação para Cidadania Fiscal, da Receita Estadual do Paraná, aplicados na rede municipal e estadual de ensino; a produção de funcionários da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), “Conscientização das Crianças e Adolescentes na Era Digital: Riscos e Prevenção", voltada a escolas estaduais, cuja metodologia incluiu a aplicação de questionários sobre hábitos de uso da internet de alunos em Curitiba; e o projeto Remição de Pena pela Leitura, do Departamento Penitenciário (Depen) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, onde presos tem sua pena reduzida em troca da leitura de livros e produção de resenhas, avaliadas e orientadas por professores da rede estadual.

A Revista Inovação em Gestão Pública no Paraná é produzida pela Escola de Gestão do Paraná, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Em sua página estão disponíveis contribuições de servidores públicos sobre boas práticas em seus órgãos oficiais e publicações acadêmicas: www.escoladegestao.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS