Programa Habla America vai ajudar alunos a aprender a Língua Espanhola 10/02/2009 - 16:13
A secretária da Educação, Yvelise Arco Verde, lançou na Escola de Governo desta terça-feira (10) o programa Habla America, que vai apoiar os alunos da rede pública estadual no aprendizado da Língua Espanhola. “Nós recebemos do governador Roberto Requião a determinação de promovermos a universalização do ensino do Espanhol nas escolas da rede estadual de educação. Hoje, com satisfação, anunciamos mais um passo para a concretização desse desejo com o lançamento do programa Habla América, uma parceria da TV Paulo Freire e a rede Telesur”, disse.
“O Habla America é uma série de 15 programas com conteúdos básicos de Língua Espanhola num contexto que contempla a história, a cultura e a identidade latinoamericana voltados para nós brasileiros”, explicou Yvelise. Os programas abordam a história, a cultura e costumes dos sete países percorridos por Simón Bolívar e San Mantín na rota de libertação da América Latina: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
“Os conteúdos foram desenvolvidos pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, explicou Yvelise. Ela lembrou que o Paraná foi um dos pioneiros no ensino da Língua Espanhola, ao incluir a disciplina nos currículos escolares da educação básica da rede estadual. “Também fizemos concurso público para a contratação de professores e produzimos conteúdos para o portal e o livro didático público de língua estrangeira moderna”, disse.
ESTUDANTES PARAGUAIOS – Um vídeo também mostrou como foi a recepção aos 81 alunos paraguaios que passaram a freqüentar aulas nos colégios agrícolas do Paraná. A proposta de integração latino americana não é só um discurso no Paraná. Desde segunda-feira (9), 81 alunos paraguaios iniciaram curso do ensino médio integrado com o curso técnico em agropecuária em 11 dos 19 colégios agrícolas estaduais do Paraná”, informou Yvelise. “O Habla America é outra iniciativa de integração como é este programa de intercâmbio com o Paraguai”, lembrou.
A diretora de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Elizabete dos Santos, explicou que o programa Habla America será veiculado na TV Paulo Freire a partir de março e na TV Educativa a partir do dia 14 de fevereiro, e depois no site www.educacao.pr.gov.br . “O programa estará disponível para todos. Nas escolas pela TV Paulo Freire, pelo portal Dia a Dia Educação e também na programação da TV Educativa”, afirmou.
“A proposta é oferecer ao telespectador conhecimentos de história, cultura e costumes dos nossos países vizinhos proporcionando a integração cultural entre o Brasil e os países hispânicos da América Latina”, completou Elizabete. Cada uma das 15 aulas tem cerca de 30 minutos de duração e serão veiculadas duas vezes por semana na TV Paulo Freire.
O programa Habla America pode ser acessado de diversas formas: no Portal Dia a Dia Educação (www.educacao.pr.gov.br); na TV Paulo Freire - o canal pode ser sintonizado por antena parabólica na polarização horizontal, freqüência 3.983,65 KHz, symbol Rate 2.170,20, ksymb pid vídeo: 121, pid PCR 121, pid áudio 124; e na TV Paraná Educativa, a partir do dia 14 de fevereiro, no canal 9, ou por antena parabólica na freqüência 1.320 MHz, polarização horizontal.
CONHEÇA O CONTEÚDO DE CADA PROGRAMA
Programa Habla 1 – Venezuela
Início Trajetória de Simón Bolívar e San Martín na luta pela libertação do domínio espanhol - La Identidad: Simón Bolívar - Apellido: sobrenome - Pronomes de tratamento - Verbos: chamar, ser – Quadro La Parada: Cuatro, instrumento típico venezuelano. Poema Ustedes e Nosotros de Mario Benedetti.
Tempo: 11’42”
Programa Habla 2 – Venezuela
Nomes das capitais e adjetivos pátrios - La Identidad: arte popular venezuelana - Verbo estar e trabalhar - Adjetivos demonstrativos e pronomes interrogativos - Números de um a dez – Quadro La Parada: Quinta de Anauco – Leitura dramática: Florentino e el diablo de Alberto Arvelo Torrealba.
Tempo: 11’46”
Programa Habla 3 – Venezuela
Cidade de Maracaibo: definição do nome, história e identidade – Quadro La Identidad: Festas religiosas e culturais do calendário venezuelano - Artigos determinados e indeterminados - Plural dos substantivos e adjetivos - Números de onze a vinte - Verbo: viver – La Parada: Maracaibo - Entrevista com Omar Calzadilla, diretor nacional de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Venezuela.
Tempo: 15’38”
Programa Habla 4 – Colômbia
La Identidad: Manifesto de Cartagena – Preposições de lugar – Análise de quadro de Fernando Botero – Meios de transporte – Estabelecimentos - Meio de Transporte - Verbo: Comer – La Parada: Cartagena.
Tempo: 09’50”
Programa Habla 5 – Colômbia
Quadro La Identidad: Festa Tradicional da Colômbia “Festival Nacional del Porro de San Pelayo” - Horas – La Parada: Bogotá - Verbos:Vir e Ir – ambientes de uma casa – Números de 21 a 70.
Tempo: 14’29”
Programa Habla 6 – Equador
Leitura do texto Quito de Eduardo Galeano – Pronomes Demonstrativos – La Identidad: arte, cultura e artistas equatorianos - Cultura, economia, fonte de renda principal, o artesanato equatoriano. Verbos: Por e Ter – La Parada: Quito.
Tempo: 14’23”
Programa Habla 7 – Equador
Quadro La Identidad: nomes da literatura e arte equatoriana - Adjetivos possessivos - Pronomes possessivos - cultura e curiosidades sobre a língua do país - nomes dos meios de transportes - verbo: seguir – La Parada: Guayaquil (texto de las caras y las máscaras de Eduardo Galeano) – Poema Viaje de regresso de Jorge Carrera Andrade.
Tempo: 14’25”
Programa Habla 8 – Peru
Poema de Thomas Boberg – La Identidad: O vale sagrado dos incas - Verbo: gostar – La Parada: Cuzco, história e cultura – Cores.
Tempo: 9’18”
Programa Habla 9 – Peru
Texto El movimiento y el cambio de Mario Vargas Llosa – La Identidad: Vargas Llosa - Verbo: estar, haver - Literatura peruana - Pronomes reflexivos – Verbos reflexivos - Partes do corpo – Quadro La parada: Cidade de Arequipa – Texto de Simón Bolívar – discurso aos limenhos.
Tempo: 8’58”
Programa Habla 10 – Bolívia
Costumes e tradições do povo boliviano – La Identidad: Mercado dos Bruxos - Perífrases verbais - Advérbio de lugar – La Parada: La Paz.
Tempo: 15’44”
Programa Habla 11 – Bolívia
Quadro La Identidad: Folclore e tradicões bolivianas - Vestuários típicos – La Parada: Potosí /- Moradias / ambientes da casa - texto Los Sombreros de Eduardo Galeno.
Tempo: 12’27”
Programa Habla 12 – Chile
Poema de Pablo Neruda - Verbos - gustar / doler / parecer / encantar - Uso de “también” e “tampoco” – La Identidad: vários aspectos da cultura chilena: músicas, culinária, danças - Comidas típicas chilenas - Utensílios de cozinha - Como pedir comida em um restaurante - La Parada: Cordilheira dos Andes - Períodos do dia.
Tempo: 19’40”
Programa Habla 13 – Chile
Música de Violeta Parra - Verbo “estar” - gerúndio - Formação do gerúndio em verbos regulares - estrutura – La Identidad: Festa de la Tirana – atividades de lazer - La Parada: Valparaíso - texto de José de San Mártín.
Tempo: 10’59”
Programa Habla 14 – Argentina
Poema de Julio Cortázar - Relações de parentesco - Estados civis – La Identidad: Julio Cortázar – Texto de Julio Cortázar - Expressão “hay que” - La Parada: Mendoza - nomes de alguns lugares.
Tempo: 13’19”
Programa Habla 15 – Argentina
Poema Ausencia de Jorge Luis Borges – La Identidad: Jorge Luis Borges - Poema Lo Perdido de Jorge Luis Borges - Utilização do verbo “quedar” - Preposições “em” e “a” – La Parada: Buenos Aires.
Tempo: 12’29”
“O Habla America é uma série de 15 programas com conteúdos básicos de Língua Espanhola num contexto que contempla a história, a cultura e a identidade latinoamericana voltados para nós brasileiros”, explicou Yvelise. Os programas abordam a história, a cultura e costumes dos sete países percorridos por Simón Bolívar e San Mantín na rota de libertação da América Latina: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
“Os conteúdos foram desenvolvidos pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, explicou Yvelise. Ela lembrou que o Paraná foi um dos pioneiros no ensino da Língua Espanhola, ao incluir a disciplina nos currículos escolares da educação básica da rede estadual. “Também fizemos concurso público para a contratação de professores e produzimos conteúdos para o portal e o livro didático público de língua estrangeira moderna”, disse.
ESTUDANTES PARAGUAIOS – Um vídeo também mostrou como foi a recepção aos 81 alunos paraguaios que passaram a freqüentar aulas nos colégios agrícolas do Paraná. A proposta de integração latino americana não é só um discurso no Paraná. Desde segunda-feira (9), 81 alunos paraguaios iniciaram curso do ensino médio integrado com o curso técnico em agropecuária em 11 dos 19 colégios agrícolas estaduais do Paraná”, informou Yvelise. “O Habla America é outra iniciativa de integração como é este programa de intercâmbio com o Paraguai”, lembrou.
A diretora de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Elizabete dos Santos, explicou que o programa Habla America será veiculado na TV Paulo Freire a partir de março e na TV Educativa a partir do dia 14 de fevereiro, e depois no site www.educacao.pr.gov.br . “O programa estará disponível para todos. Nas escolas pela TV Paulo Freire, pelo portal Dia a Dia Educação e também na programação da TV Educativa”, afirmou.
“A proposta é oferecer ao telespectador conhecimentos de história, cultura e costumes dos nossos países vizinhos proporcionando a integração cultural entre o Brasil e os países hispânicos da América Latina”, completou Elizabete. Cada uma das 15 aulas tem cerca de 30 minutos de duração e serão veiculadas duas vezes por semana na TV Paulo Freire.
O programa Habla America pode ser acessado de diversas formas: no Portal Dia a Dia Educação (www.educacao.pr.gov.br); na TV Paulo Freire - o canal pode ser sintonizado por antena parabólica na polarização horizontal, freqüência 3.983,65 KHz, symbol Rate 2.170,20, ksymb pid vídeo: 121, pid PCR 121, pid áudio 124; e na TV Paraná Educativa, a partir do dia 14 de fevereiro, no canal 9, ou por antena parabólica na freqüência 1.320 MHz, polarização horizontal.
CONHEÇA O CONTEÚDO DE CADA PROGRAMA
Programa Habla 1 – Venezuela
Início Trajetória de Simón Bolívar e San Martín na luta pela libertação do domínio espanhol - La Identidad: Simón Bolívar - Apellido: sobrenome - Pronomes de tratamento - Verbos: chamar, ser – Quadro La Parada: Cuatro, instrumento típico venezuelano. Poema Ustedes e Nosotros de Mario Benedetti.
Tempo: 11’42”
Programa Habla 2 – Venezuela
Nomes das capitais e adjetivos pátrios - La Identidad: arte popular venezuelana - Verbo estar e trabalhar - Adjetivos demonstrativos e pronomes interrogativos - Números de um a dez – Quadro La Parada: Quinta de Anauco – Leitura dramática: Florentino e el diablo de Alberto Arvelo Torrealba.
Tempo: 11’46”
Programa Habla 3 – Venezuela
Cidade de Maracaibo: definição do nome, história e identidade – Quadro La Identidad: Festas religiosas e culturais do calendário venezuelano - Artigos determinados e indeterminados - Plural dos substantivos e adjetivos - Números de onze a vinte - Verbo: viver – La Parada: Maracaibo - Entrevista com Omar Calzadilla, diretor nacional de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Venezuela.
Tempo: 15’38”
Programa Habla 4 – Colômbia
La Identidad: Manifesto de Cartagena – Preposições de lugar – Análise de quadro de Fernando Botero – Meios de transporte – Estabelecimentos - Meio de Transporte - Verbo: Comer – La Parada: Cartagena.
Tempo: 09’50”
Programa Habla 5 – Colômbia
Quadro La Identidad: Festa Tradicional da Colômbia “Festival Nacional del Porro de San Pelayo” - Horas – La Parada: Bogotá - Verbos:Vir e Ir – ambientes de uma casa – Números de 21 a 70.
Tempo: 14’29”
Programa Habla 6 – Equador
Leitura do texto Quito de Eduardo Galeano – Pronomes Demonstrativos – La Identidad: arte, cultura e artistas equatorianos - Cultura, economia, fonte de renda principal, o artesanato equatoriano. Verbos: Por e Ter – La Parada: Quito.
Tempo: 14’23”
Programa Habla 7 – Equador
Quadro La Identidad: nomes da literatura e arte equatoriana - Adjetivos possessivos - Pronomes possessivos - cultura e curiosidades sobre a língua do país - nomes dos meios de transportes - verbo: seguir – La Parada: Guayaquil (texto de las caras y las máscaras de Eduardo Galeano) – Poema Viaje de regresso de Jorge Carrera Andrade.
Tempo: 14’25”
Programa Habla 8 – Peru
Poema de Thomas Boberg – La Identidad: O vale sagrado dos incas - Verbo: gostar – La Parada: Cuzco, história e cultura – Cores.
Tempo: 9’18”
Programa Habla 9 – Peru
Texto El movimiento y el cambio de Mario Vargas Llosa – La Identidad: Vargas Llosa - Verbo: estar, haver - Literatura peruana - Pronomes reflexivos – Verbos reflexivos - Partes do corpo – Quadro La parada: Cidade de Arequipa – Texto de Simón Bolívar – discurso aos limenhos.
Tempo: 8’58”
Programa Habla 10 – Bolívia
Costumes e tradições do povo boliviano – La Identidad: Mercado dos Bruxos - Perífrases verbais - Advérbio de lugar – La Parada: La Paz.
Tempo: 15’44”
Programa Habla 11 – Bolívia
Quadro La Identidad: Folclore e tradicões bolivianas - Vestuários típicos – La Parada: Potosí /- Moradias / ambientes da casa - texto Los Sombreros de Eduardo Galeno.
Tempo: 12’27”
Programa Habla 12 – Chile
Poema de Pablo Neruda - Verbos - gustar / doler / parecer / encantar - Uso de “también” e “tampoco” – La Identidad: vários aspectos da cultura chilena: músicas, culinária, danças - Comidas típicas chilenas - Utensílios de cozinha - Como pedir comida em um restaurante - La Parada: Cordilheira dos Andes - Períodos do dia.
Tempo: 19’40”
Programa Habla 13 – Chile
Música de Violeta Parra - Verbo “estar” - gerúndio - Formação do gerúndio em verbos regulares - estrutura – La Identidad: Festa de la Tirana – atividades de lazer - La Parada: Valparaíso - texto de José de San Mártín.
Tempo: 10’59”
Programa Habla 14 – Argentina
Poema de Julio Cortázar - Relações de parentesco - Estados civis – La Identidad: Julio Cortázar – Texto de Julio Cortázar - Expressão “hay que” - La Parada: Mendoza - nomes de alguns lugares.
Tempo: 13’19”
Programa Habla 15 – Argentina
Poema Ausencia de Jorge Luis Borges – La Identidad: Jorge Luis Borges - Poema Lo Perdido de Jorge Luis Borges - Utilização do verbo “quedar” - Preposições “em” e “a” – La Parada: Buenos Aires.
Tempo: 12’29”