Programa Jovem Agricultor Aprendiz na SEED 07/03/2012 - 16:22

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para ofertar a alunos do ensino médio que tenham vínculos com a agricultura familiar um curso de contraturno sobre agronegócio por meio do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA). A meta da SEED para este ano é atender 4 mil alunos, distribuídos em diferentes municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Para a chefe do NRE de Pitanga, Maria Aparecida Schon, o programa atende as expectativas das comunidades rurais, ofertando aos alunos uma formação voltada para sua realidade, que os auxiliará na compreensão e valorização de sua identidade.

Neste ano, o programa abrangerá 100 escolas da rede estadual para oferta do primeiro módulo, com duração de 144 horas, explicou Mônica Golba, técnica-pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED, que acredita que o JAA é uma influência positiva na vida dos alunos por ajudar na aprendizagem.

A pedagoga Keila Aparecida Menezes, do Colégio Estadual Longuinópolis, em Braganey, NRE de Cascavel, relatou que a escola busca atividades específicas relacionadas ao campo. “Por ser uma escola rural, o curso oferece uma oportunidade de o aluno ter um olhar diferenciado para as possibilidades e não apenas as limitações da vida no campo”, ressaltou. Sônia Maria Moretti Furlan, diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Brasilândia do Sul, NRE de Assis Chateaubriand, o curso incentiva a permanência do aluno no campo. “É um curso focado na realidade do aluno. A maioria são filhos de agricultores da região”, comentou.

As alunas Gabriela Galvão (15) e Jeane Rosa de Brito (16), que irão participar das aulas neste primeiro semestre, se inscreveram por gostarem das temáticas a serem abordadas durante o curso. “O meu desejo é ser agrônoma. Por isso decidi fazer o curso. Assim posso ver se é isso que realmente quero”, disse Jeane.

O programa foi elaborado pelo SENAR-PR diante da necessidade de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural. Em 2011, foi realizado um projeto piloto que atendeu mais de 250 alunos de quatro escolas dos NREs de Pitanga e Guarapuava.

GALERIA DE IMAGENS