Programa Parque Escola conquista prêmio ambiental 17/03/2014 - 09:30

O Programa Parque Escola conquistou o 21º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria educação ambiental. A ação é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação,

O programa prevê ações educativas nas unidades de conservação e em apenas dois anos de execução envolveu quase 35 mil crianças que participaram de atividades sobre meio ambiente em parques estaduais do Paraná. Em 2013, o programa atendeu mais de 24 mil alunos de escolas públicas - em 2012, esse número chegou perto de 10 mil alunos. Houve ainda a capacitação de cerca de 1,2 mil professores das redes estadual e municipal de ensino.

"Passar valores para uma criança é o maior legado que um governo pode deixar para a sociedade. Por isso, o Parque Escola, além da premiação recebida, já sente agraciado pelo bem que está fazendo a esta e às futuras gerações", disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

"O prêmio consolida ainda mais as ações do Parque Escola, que é o maior programa de educação ambiental que o Paraná já teve, em benefício das crianças e da conservação da natureza”, declarou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luis Tarcísio Mossato Pinto.

A educação ambiental deve ser promovida de forma contínua, permanente e integrada ao currículo escolar e com práticas educativas nas unidades de conservação e áreas protegidas. As ações devem ser articuladas no âmbito da educação ambiental formal com os princípios da sustentabilidade e a conservação da biodiversidade. Participam do programa 342 escolas de 33 municípios em 10 Núcleos Regionais de Educação.

“O programa prevê a promoção e a formação de novos valores na sociedade e propiciar a aplicação dos conceitos do desenvolvimento socioambiental sustentável, ajudando na formação de uma sociedade mais integrada com o meio ambiente”, comentou Juara Ferreira, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - O Programa Parque Escola é realizado em 11 Unidades de Conservação Estaduais - Parque Estadual Rio da Onça, Floresta do Palmito, Floresta Metropolitana de Curitiba, Parque Estadual de Campinhos, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual Mata do Godoy e Parque Estadual de Amaporã, Parque Estadual de São Camilo, Parque Estadual Cabeça do Cachorro e Parque Estadual Rio Guarani.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Nos treinamentos realizados pelo Programa Parque Escola para os professores são abordados temas como a educação ambiental na educação básica, a constituição dos espaços educadores sustentáveis, a Agenda 21 na escola e, ainda, o papel da universidade na formação teórico-prática de educação ambiental dos professores da Educação Básica. O curso também inclui oficinas e vivências em campo nas Unidades de Conservação.

"O Programa Parque Escola é mais uma forma de promovermos a inclusão de propostas de sustentabilidade no projeto pedagógico das escolas", explicou o coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Roberto Castella.

PRÊMIO - O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – a Eco 92. A ideia do prêmio é divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil, além de incentivar que outras instituições participem com a realização de propostas na área.

O troféu Onda Verde do 21º Prêmio Expressão de Ecologia será entregue aos órgãos ambientais do Governo do Paraná durante o Fórum de Gestão Sustentável 2014. O evento será em julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O Guia de Sustentabilidade 2014 destacará o Programa Parque Escola.

Com informações da ANPr.