Programa auxilia no ensino de deficientes visuais 03/05/2012 - 16:07
Professores da rede estadual que atuam em salas de recursos multifuncionais e nos Centros de Atendimento Especializado de Deficiência Visual (CAEDV), coordenadoras da área e professores das redes municipais estiveram reunidos no último mês, no Núcleo Regional de Educação de Apucarana, para receber orientações sobre o Programa MecDaisy.
Durante o encontro, os participantes conheceram e utilizaram o MecDaisy e estudaram aspectos legais e pedagógicos da área da deficiência visual. O programa traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. Também é possível gerar textos no padrão internacional Daisy (Digital Accessible Information System).
Ricardo José de Lima, coordenador na Secretaria de Estado da Educação (SEED) dos Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAPs), explicou que o material didático vai direto para as escolas. “O aluno com deficiência visual irá receber um laptop e o CD das disciplinas, o que é uma vantagem, pois antes os professores solicitavam aos CAPs transformar o material para Braille. Se não houvesse o arquivo com o texto, o processo era demorado, pois o conteúdo era digitado para depois ser transformado”, explicou.
Silvana Galan Voltarelli, uma das docentes do encontro reforça que o MecDaisy possui inúmeras vantagens para a educação inclusiva. “Os professores estão aprendendo a baixar e instalar o programa, e os alunos sendo treinados para que, ao receberem o material, já saibam utilizá-lo”. Ela comentou ainda sobre a praticidade da ferramenta. “Antes, os alunos tinham de carregar dez, doze volumes de um só livro didático. Agora, apenas um CD”.
O Programa apresenta facilidade de navegação pelo texto, permite a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita ainda anexar anotações aos arquivos do livro e exportar o texto para impressão em braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é indexado, facilitando, assim, buscas rápidas. O MecDaisy está disponível gratuitamente no portal do Ministério da Educação (portal.mec.gov.br).