Programa reduz custos com energia elétrica nas escolas 29/03/2012 - 16:10

O Programa de Eficiência Energética (PEE) efetivado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai possibilitar que as escolas da rede estadual de ensino economizem energia elétrica. Estimativa é que a economia gire em torno de R$ 930 mil ao ano.

De acordo com o diretor de engenharia, projetos e orçamentos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude) da SEED, Mauricio Jandoi Fanini, no ano de 2011, Copel e SEED firmaram convênio com o objetivo de tornar mais eficiente os sistemas de iluminação das escolas. “A ideia é substituir e descartar adequadamente mais de 19 mil lâmpadas incandescentes, que serão trocadas por lâmpadas fluorescentes compactas de maior eficiência”.

Fanini explicou que mais de 200 mil conjuntos de luminárias fluorescentes também serão trocados por equipamentos mais eficientes, gerando uma economia aos cofres públicos. “Ao término do convênio, que é de quatro anos, será possível economizar cerca de R$ 4 milhões. Este recurso será revertido em benefício da educação”, disse.

Pelo Programa de Eficiência Energética, a Copel desenvolve ações que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia elétrica. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns ressalta a importância da iniciativa. "A parceria com a Copel é fundamental para recuperamos a rede elétrica das escolas e também acabar com o desperdício de energia”, disse Arns. (CE Pedro Macedo)

Foto: Giuliano Gomes/SEED

Com o uso eficiente de energia elétrica, o benefício vai além da economia nas escolas. “Os resultados gerados serão úteis para uma análise desse Programa de Eficiência Energética em relação ao planejamento energético nos municípios, nos órgãos estaduais e nas repartições federais", destacou o diretor de distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto.

De acordo com o diretor, é importante a existência de planos de energia de longo prazo no Estado. “Políticas públicas para programas de eficiência energética, bem como sua operacionalização conjunta através de parcerias com os governos de estado e as empresas concessionárias de energia elétrica trazem benefícios para a sociedade como um todo”, concluiu.

Pelo Programa de Eficiência Energética, a Copel desenvolve ações que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia elétrica. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns ressalta a importância da iniciativa. "A parceria com a Copel é fundamental para acabarmos com o desperdício de energia”, disse Arns.

GALERIA DE IMAGENS