Projeto com NREs e municípios incentiva a leitura 10/05/2012 - 15:10

Representantes de secretarias municipais de Educação e técnicos de 24 Núcleos Regionais de Educação participam, em Curitiba, do encontro de formação do Projeto Trilhas. O evento, que tem duração de 16 horas e acontece desde segunda-feira (07), foi dividido em três etapas para melhor atender os participantes. Foram discutidos ainda o ensino de leitura, escrita e oralidade para crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) desenvolve um trabalho de articulação entre o Ministério da Educação (MEC) e os municípios que fazem parte do programa. “As crianças precisam estar alfabetizadas e letradas até o 3º ano do ensino fundamental e o projeto contribui para essa inserção na cultura escrita”, afirmou Edilson José Krupec, responsável pelo projeto na SEED.


Foto: Giuliano Gomes/SEED

De acordo com Márcia Barcellos Ferri, formadora da Comunidade Educativa Cedac, o projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece a alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. O letramento é feito a partir de atividades lúdicas, todas com base nos textos trabalhados. “O Trilhas é fundamentado em dois eixos: alfabetização e letramento e formação continuada, que já é bem desenvolvida no Paraná”, relatou.

Segundo Alice Mello, representante do Instituto Natura, a princípio o projeto será desenvolvido apenas em municípios com baixo Ideb, mas a intenção é estender para todo o Brasil. “Esperamos que o bom uso do material e a realização dos encontros propiciem o acesso às crianças ao mundo letrado”.

Para o professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná Flávio Rodrigo Furlanetto, o diferencial do projeto está na proposta de como realizar a intervenção com o aluno para que desenvolva o gosto pela leitura. “O projeto ainda qualifica a prática docente”, complementou.

O Trilhas complementa outros programas já desenvolvidos pelo MEC e favorece a sistematização de conteúdos trabalhados nos três primeiros anos da educação básica. “O material pode ser utilizado com crianças de até oito anos. Todos os livros são títulos escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, explicou Leila Cristina Mettei Cirino, técnica pedagógica de Educação Infantil e Anos Iniciais do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer e explorar o material do projeto, composto por livros de literatura infantil, jogos, cadernos de estudos e orientações aos professores, bem como elaboração de estratégias para orientar diretores e coordenadores quanto ao uso do material. Ao todo, serão mais de 1.700 kits distribuídos a 1.056 escolas dos 47 municípios paranaenses participantes.

O Projeto Trilhas é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Cedac, destinado a crianças de seis anos e elaborado para apoiar o trabalho de professores no campo da leitura, escrita e oralidade. A intenção é contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças com para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Foto: Giuliano Gomes/SEED

Para isso, foi elaborado um material que será distribuído em escolas públicas e uma Rede de Ancoragem Nacional, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e professores universitários. A função desta rede é apoiar o uso do material nas escolas e favorecer encontros de formação continuada.

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