Projeto do Inmetro e Ipem ensina estudantes sobre pesos e medidas 14/05/2009 - 16:13

O projeto “Aluno Cidadão”, criado e coordenado pelo Inmetro, começou a ser executado nesta semana, em Curitiba, pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná - Ipem. Conhecer os aspectos do dia-a-dia relacionados às atividades de metrologia e qualidade, fazendo com que os alunos atuem como agentes multiplicadores junto aos pais, familiares e amigos são os objetivos do projeto.
Na primeira etapa, 35 alunos da 5ª série do ensino fundamental da Escola Estadual São Paulo Apóstolo, do bairro Uberaba, em Curitiba, foram levados pelos técnicos do Ipem a uma visita ao Supermercado Condor, na Avenida das Torres. De acordo com o gerente de Pré-Medidos (Gemed), Sergio Camargo, a experiência que iniciada no Paraná servirá de modelo a outros Estados.
Além de Camargo, também acompanharam os alunos o gerente de Verificação Metrológica (Gevem), Ivo Ribeiro; e os técnicos Paulo Gilberto Chycziy da Gevem e Vera Andrade, da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis), e ainda o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Antônio Rovaris, responsável pelo suporte à realização do projeto.
APRENDENDO - Durante a visita, os alunos participaram de apresentação sobre todos os procedimentos utilizados na verificação periódica de uma balança e aprenderam a identificar quais são os produtos pré-medidos. Além disso, receberam informações de como e onde o consumidor pode apresentar suas denúncias sobre produtos em desacordo com o peso fixado na embalagem ou sobre instrumentos de medir que não portem o selo do Inmetro.
“Muitas crianças não sabiam que existia o Inmetro, o que despertou o interesse em saber se este ou aquele produto tem o selo”, disse a professora Rosa M. Manfrinatto, da 5ª série, que acompanhou os alunos na visita.
Já a professora Andréia D. Zanetti, que também participou do evento, disse que a proposta do trabalho foi muito feliz, pois despertou o interesse e a curiosidade das crianças. “Percebeu-se que as crianças gostaram e muitos relataram que agora iram passar estas informações para seus pais”, destacou.
Os técnicos do Ipem falaram também sobre os produtos com certificação compulsória, com enfoque nos aspectos relativos à saúde, segurança e meio-ambiente. A visita foi encerrada com um lanche oferecido pelo supermercado aos alunos.