Projeto em colégio de União da Vitória revela talentos do atletismo 23/09/2014 - 15:40

A equipe de atletismo do Colégio Estadual do Campo Rio Vermelho, de União da Vitória (Sul), vem se destacando em competições escolares no Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O projeto de atletismo é desenvolvido no contraturno do colégio e já revelou talentos entre os alunos.

Cerca de 110 alunos estudam na escola rural e a equipe de atletismo é formada por 20 estudantes. No ano passado o colégio conquistou cerca de 70 troféus na modalidade. Para participar das competições, no entanto, não basta ser apenas atleta e ter um bom fôlego. É preciso ter boas notas na sala de aula.

A equipe treina há dois anos e participa de corridas rústicas em União da Vitória e na vizinha Porto União (SC). “Depois que iniciamos o projeto de atletismo, melhorou bastante o comportamento dos alunos nas salas, agora eles se dedicam mais para terem boas notas. Atrelamos a oportunidade das competições com o bom desempenho escolar”, explicou o diretor Marcos Glaza.

Talentos

A aluna Fabiana Patrícia Dias, de 14 anos, do 9º ano, é um dos destaques da equipe de atletismo. No final do mês de agosto ela ficou em 1º lugar na corrida de 5 km de União da Vitória. “Acho bem legal o colégio incentivar a gente para treinar e competir. Nós precisamos sempre alcançar a média e ter notas boas para continuar treinando”, explicou.

Wesley Fernando de Andrade dos Santos, 14 anos, já ganhou 20 medalhas e 7 troféus em corridas de rua. Atualmente é o líder do Circuito de Corridas de Rua de União da Vitória e Porto União. “Quero continuar correndo, o esporte é sempre um bom incentivo, melhor que ficar na rua sem fazer nada”, disse Wesley.

O professor de educação física e treinador da equipe do colégio, Sérgio Trochinski, explica que o projeto tem vários objetivos, não apenas os resultados das competições. “Tem a parte da socialização e convivência dos alunos. Para que eles conheçam outras escolas, outras cidades e outras realidades. Além disso, a gente cobra bastante dos alunos um bom desempenho nas salas de aula, o respeito entre eles e com a comunidade escolar em geral”, disse o professor.

GALERIA DE IMAGENS