Projeto leva alunos para conhecerem usina 27/05/2014 - 16:08

Alunos do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Machado de Assis, em Marabá, distrito de Tuneiras do Oeste, visitaram a usina Santa Terezinha, unidade de Tapejara, que produz álcool e açúcar. Os estudantes conheceram um pouco mais sobre o uso da energia e sobre o crescimento econômico da região.

A visita foi resultado do projeto das aulas de História dos alunos do 9º do ensino fundamental e nas de Filosofia para os 3º anos do ensino médio. A proposta, trabalhada pela professora Jaqueline Rodrigues Moreira Carvalho envolveu temas como o desenvolvimento tecnológico na sociedade atual e os investimentos na produção de álcool e açúcar.

Ao abordar a Revolução Industrial, ocorrida no século 19, os alunos se interessaram sobre os aspectos tecnológicos presentes no ramo industrial. O trabalho analisou o funcionamento de uma grande indústria, identificando o desenvolvimento de novas tecnologias e compreendendo os aspectos sociais, econômicos e ambientais que envolvem este setor industrial. “Foi a partir desse ponto, que os estudantes tiveram a ideia de visitar a usina da região”, contou a professora.

VISITA - Durante a visita técnica à usina de álcool e açúcar, os alunos puderam conhecer a tecnologia empregada no sistema de produção, bem como analisar como a usina influência os aspectos sociais e econômicos do local em que moram. A estudante do 9º ano, Jaqueline Mioto, 13 anos, disse que a visita ampliou ainda mais sua compreensão com o entendimento daquilo que foi passado nas aulas de história. “Em aula tivemos a parte teórica sobre o entendimento da História da Revolução Industrial. E ao visitarmos a usina aprendemos observado de perto a questão ambiental que faz parte desse processo”, contou a estudante.

GALERIA DE IMAGENS