Projeto leva internet sem fio a escola estadual de Curitiba 26/03/2014 - 16:40
Os alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual de Educação em Tempo Integral Manoel Ribas, na Vila Torres, em Curitiba, já contam com acesso à internet em todos os espaços da escola. Nesta terça-feira (25), foi lançado o projeto Escola 100% Digital, resultado da parceria com o Portal Vila Torres Digital, que fornecerá à escola, sem custos, uma rede sem fio que poderá será usada para várias atividades.
O projeto foi proposto em 2013 e, desde então, o colégio se preparou para utilizar a tecnologia como uma ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem. “Trabalhamos junto com os professores para usar essa ferramenta para aprendizagem e, também, mostramos aos alunos a importância de utilizar os equipamentos de maneira responsável”, explicou o diretor Wilson Alves.
O diretor destacou que o sinal de internet ajudará nas atividades de todas as áreas, mas principalmente ampliará o trabalho das disciplinas de Mídia e Rádio Escola, Cinema, Robótica e o próprio uso do laboratório de informática do colégio.
Os alunos serão incentivados a participar da produção de conteúdos para o Portal Vila Torres Digital. “Pretendemos dar mais visibilidade para que a comunidade conheça o trabalho que desenvolvemos na escola. Nós entendemos que esse projeto de inclusão digital vai estreitar as relações com a comunidade e também com o mundo”, comentou a diretora auxiliar Simony Souza.
Para o diretor da Rede Cidade Digital – empresa da área de tecnologia da informação responsável pelo Portal Vila Torres Digital – José Marinho, a parceria é importante porque favorece mudanças sociais para melhoria da região. “A educação é imprescindível para se conseguir um país cada vez melhor. Um cidadão que busca o seu próprio desenvolvimento tem que passar pela educação. Por isso é adequado trazer para a escola, por meio da tecnologia, esse projeto que vai proporcionar a busca pelo conhecimento”, disse.
A implantação na escola é a segunda fase de um projeto que distribui sinal de internet a famílias da Vila das Torres. “Queremos contribuir para a construção de uma nova realidade dentro da própria Vila, com pessoas do bem, preocupadas e comprometidas com ações cujo objetivo final é a qualidade de vida. Elas precisam ser reconhecidas”, destacou Marinho.
PARANÁ - O Governo do Paraná também tem investido na inclusão digital nas escolas por meio do Programa Sala de Aula Conectada, que leva internet sem fio para dentro dos colégios estaduais. Dezesseis escolas do Paraná já participam do programa, implantado em 2013, e que deve ser estendido para mais 22 unidades até o final do primeiro semestre de 2014.
O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é aumentar gradativamente o número de unidades escolares participantes do programa, até atingir toda a rede de 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas do Estado. Nas 16 escolas que já participam, em Curitiba e no interior, os professores já receberam tablets que são usados dentro do projeto piloto Registro de Classe Online.
A frequência dos alunos, as atividades dos professores e as notas são registradas nos tablets ou nos computadores dos laboratórios da escola, o que facilita o trabalho do professor dentro da sala de aula. O investimento do Governo do Paraná no programa Sala de Aula Conectada é de R$ 62 milhões, a maior parte para adequação da infraestrutura das escolas para instalação da rede de internet sem fio.