Projetos contribuem na inclusão de alunos de escolas especiais 26/08/2015 - 12:50

Os alunos da Escola de Educação Especial Daniela, Emanoela e Soraia, em Guaratuba, receberam nessa última sexta-feira (21) uma comitiva de Hyogo, província do Japão. Os representantes estrangeiros vieram conhecer as atividades artísticas realizadas pela escola do Projeto Manguezais.

Com o projeto os alunos produziram mudas e plantaram canetas-do-mangue (uma das plantas típicas desse ecossistema). Esta etapa contou com o auxílio de professores do município e técnicos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades). “O interesse em trabalhar as questões ecológicas, incluindo o público com necessidades especiais, nos remete a uma reflexão sobre a sensibilização e o sentido mais íntimo de educação ambiental”, explicou a diretora da escola, Eloisa Bento.

As atividades em áreas naturais com exercícios físicos, recreação e contemplação da natureza aumentam a autoestima dos alunos e a socialização. “O projeto acredita que ações como essa favorecem o acesso igualitário a todos os espaços da vida, tornado isso imprescindível para os direitos humanos universais e liberdades fundamentais do cidadão. É um esforço rumo a uma sociedade inclusiva”, destacou a diretora.

Além disso, eles ainda pintaram telas na escola representando o projeto vivenciado. A ideia é proporcionar uma formação com valores sociais, conhecimento, habilidades e atitudes voltados para a conservação e uso sustentável do meio ambiente e uma compreensão dos espaços que compõem o município.

O projeto Manguezais é desenvolvido desde 2007, por meio da Secretaria do Meio Ambiente de Guaratuba, com o apoio financeiro de instituições japonesas de Hyogo.

A Escola de Educação Especial Daniela, Emanoela e Soraia atende jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências, em período integral. Oferta Educação de Jovens e Adultos e unidades ocupacionais de produção ou de qualidade de vida.

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guaratuba (Apadvg) é a mantenedora da Escola Especial conveniada com Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

CAFELÂNDIA – Atividades artísticas também estão ajudando no desenvolvimento dos alunos da Escola de Educação Especial João Vianei, em Cafelândia. Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a escola realizará uma exposição de arte intitulada Mãos Especiais, inspirada nas obras de um artista local.

A exposição destaca o potencial artístico dos alunos especiais, com o objetivo de mobilizar e proporcionar a sensibilização e conscientização da sociedade em prol da defesa dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência.

Serão expostos cartazes, desenhos, pintura em tela, esculturas, carimbos pinturas com técnicas diversas realizadas com os alunos da escola. A exposição acontece na Casa da Cultura Claudio José Cerniej de Cafelândia entre os dias 28 de agosto e 27 de setembro.

GALERIA DE IMAGENS