Prorrogadas as inscrições para a edição de 2024 do Formadores em Ação 29/09/2023 - 10:32

 

Foram prorrogadas até o próximo domingo (08 de outubro), as inscrições para professores e pedagogos que desejam atuar em 2024 como formadores no programa Formadores em Ação. O programa é destinado a professores e pedagogos que desejam atuar em 2024 como formadores. Além de oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos, a ação também ajuda a ampliar a experiência nas áreas pedagógica e da docência, representando um passo importante na carreira do docente. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site .

O Formadores em Ação é o principal programa de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR). O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria e dividido em jornadas de formação. Cada formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática, na sala de aula, com os alunos.

Histórico - Iniciado em 2020, o programa tem, entre os principais objetivos,  ressignificar as práticas pedagógicas curriculares dos profissionais da educação. Em 2023 o curso abriu 98 mil vagas e já capacitou 520 formadores, espalhados pelo estado (grande parte, ex-cursistas).

Neste período, o número de temas do grupo de estudos saltou de quatro para 70, passando por todas as áreas que envolvem a Seed-PR: desde as trilhas de aprendizagem até a educação especial. Já os temas transversais compreendem outras esferas pedagógicas como recursos educacionais digitais, engajamento para a aprendizagem, dentre outros. 

Para a chefe do Núcleo dos Formadores em Ação da Seed-PR, Gilmara Weingärtner, além do compartilhamento de experiências, as vantagens em fazer parte do  programa incluem a certificação como docente; a possibilidade de participar do intercâmbio internacional no Ganhando o Mundo Professor; a formação específica presencial e on-line; o fato de professores e pedagogos com carga horária de 40 horas ou que ocupem dois cargos de 20 horas, na mesma disciplina, poderem atuar como formadores em 10 ou 20 horas; a carga horária também para a distribuição de aulas; a contribuição para o desenvolvimento profissional e o fator mais importante: impactar na melhoria da educação e na formação dos estudantes da rede pública do Paraná. “A formação continuada faz muito sentido, porque ela é uma formação entre pares, de um professor para outro professor”, pontua. 

“Por ser um grupo de estudos, há muitas possibilidades para essa troca, esse compartilhamento  ao longo do curso e  isso enriquece a formação. Nós trabalhamos  com uma metodologia diferenciada e a gestão de sala de aula, o que só contribui ainda mais com todo esse processo”, reforça.

“Obtivemos ótimos resultados desde a implementação do programa, em 2020, e pudemos observar como os professores puderam tirar proveito do curso e dinamizar as aulas”, conclui o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.