Prova Brasil é aplicada a mais de 280 mil estudantes no PR 08/11/2011 - 17:20

A cada dois anos, a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avaliam o rendimento escolar permitindo que professores e diretores analisem o desempenho de seus alunos e escolas. Resultado da avaliação de desempenho dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa irá compor o Ideb 2011, a ser divulgado no ano que vem.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


A aplicação da Prova Brasil está ocorrendo em todo o País desde a última segunda-feira (07). No Paraná são mais de 10 mil turmas que participam da Prova Brasil, compostas por mais de 280 mil estudantes. São quase 125 mil estudantes do 5º ano (4ª série) e mais de 160 mil estudantes do 9º ano (8ª série) do ensino fundamental. Outros 3,6 mil estudantes do 3º ano do ensino médio também fazem a Prova Brasil. No ensino médio a avaliação é aplicada por amostragem, já no ensino fundamental é universal para a rede pública de ensino. A aplicação vai até o próximo dia 18 de novembro.

A Prova Brasil avalia o desempenho dos estudantes e coleta informações das escolas participantes. O resultado da Prova Brasil é um dos itens que irá compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador nacional, que reúne informações de desempenho (a partir do resultado da Prova Brasil) e de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono).

Em 2012 será divulgada a 4ª edição do Ideb pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é a principal política que norteia o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE), instituído pelo governo federal. De acordo com este plano, até o bicentenário da Independência, 2021, escolas, estados e municípios brasileiros devem atingir a média 6 no Ideb, desempenho similar ao de países desenvolvidos.

De acordo com a diretora de Políticas e Programas da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e coordenadora estadual de logística da avaliação, Fernanda Scaciota, a participação dos alunos neste processo é fundamental pois os resultados da avaliação permitem que sejam definidas ações para a área da Educação. “Com os resultados obtidos e diagnósticos apontados é possível direcionar políticas públicas que garantam a qualidade da educação oferecida aos alunos”, explicou.

 

GALERIA DE IMAGENS