Quase metade das escolas funciona normalmente no segundo dia de aula 10/02/2012 - 17:00

Em todo o Paraná, as aulas aconteceram normalmente, nessa quinta-feira (09), em 47% das escolas estaduais, segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação com base em informações repassadas pelos Núcleos Regionais de Educação. O atendimento é decorrência da confiança dos profissionais da educação nas ações do governo para valorizá-los.

O diálogo com a categoria dos profissionais da educação, uma das prioridades dessa gestão, tem sido constante. “Entre as pautas que estão sendo tratadas está a questão dos 33% de hora-atividade, que é uma discussão de âmbito nacional”, comentou o Jorge Wekerlin, diretor geral da SEED.

Desde o início de 2011, quando assumiu a gestão, representantes da Secretaria de Estado da Educação têm realizado reuniões mensais, na busca de construir a valorização de quem faz a educação do Paraná.

Garantia de normalidade é resultado do diálogo existente entre SEED e profissionais da educação.

Foto: Giuliano Gomes/SEED

AVANÇOS – Na área da valorização dos profissionais da educação, o Governo do Paraná tem trabalhado de maneira incansável. O resultado deste trabalho é percebido com o chamamento e a contratação, em apenas um ano, de 17.526 profissionais concursados. No início deste ano, foram nomeados, 9.516 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino.

Em maio do ano passado, 4.265 agentes educacionais também foram contratados e, em janeiro de 2011, tomaram posse, mais 3.745 professores. Isso significa melhores condições de trabalho, nas unidades de educação da rede estadual, com mais estabilidade e garantia do plano de carreira.

Ainda em 2011, foi iniciada a equiparação dos salários dos professores ao dos técnicos de nível superior do Estado, principal reivindicação da categoria, assumida como compromisso desse Governo. O aumento foi dado a todos os professores em maio, de 6,5%, mais um aumento de 5,91%, totalizando um acréscimo de 12,79% aos vencimentos dos salários dos professores no ano passado. “Além dos aumentos salariais da data base os professores irão receber mais 26%, considerando os vencimentos de 2010, conforme compromisso assumido por essa gestão”, comentou o diretor.

Outro avanço ocorreu no final do ano passado, quando foram pagas as progressões e promoções de carreira, atrasadas dos anos de 2009 e 2010 e as relativas ao ano de 2011, para 33 mil funcionários, entre servidores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB).

A capacitação e formação continuada dos profissionais da Educação também receberam atenção por parte da SEED. A formação passou a ser descentralizada para atender as demandas locais em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).
A Secretaria pretende avançar o diálogo com a categoria, de forma harmoniosa e transparente, preservando o direito da população ao acesso a uma educação de qualidade. “É um compromisso do Governo do Estado para valorizar ainda mais os profissionais da educação”, disse Wekerlin.

GALERIA DE IMAGENS