Realizado curso de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa 30/11/2011 - 15:10
A etapa de formação presencial dos educadores para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encerrou nessa quarta-feira (30). O evento teve duração de três dias com um total de 20 horas e contou com a participação de 70 técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação, professores e coordenadores pedagógicos das escolas finalistas de todo o estado.
O curso orienta os técnicos para reflexão teórica e metodológica para o uso das ferramentas utilizadas na olimpíada. Em seguida esses conhecimentos são repassados em seus municípios. “É necessário que todos os professores do Paraná tenham o domínio das ferramentas da olimpíada. São eles que vão levar esses conhecimentos até suas cidades”, disse Eliana Merlin de Barros, professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
A olimpíada é dividida entre os gêneros de poema, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião conforme as séries. Ao todo são seis etapas. No final são premiadas as cinco melhores redações de cada gênero. O evento acontece em cada dois anos e permite aos alunos aprofundar o conhecimento sobre sua realidade e os aproxima com a comunidade. “A olimpíada ajuda na formação crítica dos alunos e uma maior participação deles na sociedade”, contou Aguinalte Antônio Brine, do Colégio Estadual Augusto Antônio da Paixão, em Cerro Azul.
Além de ajudar na formação cidadão dos alunos, a olimpíada também incentiva a prática da escrita e leitura. “Nós estamos promovendo a reflexão dos professores sobre a prática pedagógica e a contribuição que a olimpíada traz para os alunos”, explicou Edilson Krupek, coordenador estadual da olimpíada.
Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um Programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Itaú Social, que tem como objetivos desenvolver a produção de textos e a formação de professores nas escolas.