Recadastramento de linhas e central reduzem em 20% gastos 12/09/2013 - 09:00

Um mapeamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) está resultando em economia nas contas de telefone, água e luz das escolas estaduais e de setores administrativos da secretaria. O trabalho é desenvolvido pelo Setor de Serviços Contínuos do Grupo Administrativo Setorial (GAS) e já trouxe resultados positivos.

Na comparação das contas telefônicas de junho e agosto deste ano, houve redução de 20% no valor pago, uma economia real de R$ 165 mil. Entre as ações adotadas para reduzir os gastos estão o desligamento de cerca de 250 linhas telefônicas que não estavam sendo usadas.

Também foi criada uma central telefônica para que as ligações entre a Seed, os Núcleos Regionais de Educação (NREs), a Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) e o Colégio Estadual do Paraná tenham custo zero. Para utilizar a rota alternativa nas ligações basta digitar um código de discagem e o ramal desejado.

Foi produzido um tutorial para explicar como usar a rota alternativa para as ligações. Neste link você encontra as informações de como fazer esse tipo de telefonema http://goo.gl/Qqwvo8 e ajudar na economia das contas.

Os principais códigos de discagem são 300 (Seed), 301 (Sude), 335 (Ditec), 316 (NRE Curitiba), 330 (NRE Área Norte), 337 (Área Sul) e 338 (CEP). Aqui você encontra todos os códigos dos Núcleos Regionais de Educação do estado http://goo.gl/Fbv3fm

A Seed tem 5.500 linhas telefônicas no estado inteiro. “Com a central telefônica temos a previsão de conseguir até 30% de redução nas contas de telefone. Antes as contas só aumentavam, agora já começamos a diminuir esses gastos”, disse Ana Chueiri, coordenadora do Setor de Serviços Contínuos do Grupo Administrativo Setorial.

O maior gasto com telefonia é entre ligações de telefones fixos para celulares. Está sendo feito um trabalho de conscientização com os cerca de 100 mil funcionários da Seed para que reduzam esse tipo de ligação e optem por ligar de fixo para fixo. O uso de e-mails para troca de informações também é incentivado entre os funcionários.

Todos os Núcleos Regionais de Educação receberam um memorando com informações sobre o uso dos códigos da central telefônica. Isso também está sendo divulgado em todas as escolas estaduais da rede. “Já identificamos mudanças de hábitos. Diminuíram as ligações para celulares. Também estamos fazendo esse trabalho com as contas de água e luz do estado”, explicou a chefe do Grupo Administrativo Setorial (GAS), Andrea Regina Burakoski da Cunha.

ÁGUA E LUZ - A Sanepar fez vistorias em todas as escolas estaduais de Curitiba e região metropolitana para detectar vazamentos de água. O mesmo levantamento será estendido para todo o estado. Com isso será possível detectar onde há desperdício de água para que o problema seja sanado. A medida refletirá positivamente nas contas das escolas.

Com as contas de luz também está sendo feito um mapeamento pela equipe do Setor de Serviços Contínuos, formada por Maria Odete Zanella, Karina Manica, Vanda Elisamar e Marielle Bonet Sobezak.

Todas reforçam que o trabalho para redução dos gastos só surtirá efeitos com a conscientização e cooperação de todos os funcionários da Seed. Esse dinheiro economizado poderá ser investido em melhorias nas escolas, nos setores da Seed e na compra de novos equipamentos. Atitudes simples como apagar a luz ao sair da sala, fechar bem a torneira ou pensar duas vezes antes de imprimir um documento fazem diferença não só para o setor, mas para o meio ambiente em geral.

GALERIA DE IMAGENS