Recurso educacional digital da rede estadual torna ensino mais eficiente e prazeroso 11/09/2024 - 16:27
O Programa Desafio Paraná, que tem como base a ferramenta educacional digital Quizizz, passou por reformulações que ajudam a reforçar e tornar mais prazeroso o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais. Implantado pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) em 2023, a ferramenta foi inicialmente aplicada para facilitar as lições de casa dos alunos.
Neste ano, passou por ampliação envolvendo conteúdos com foco na recomposição da aprendizagem e transversalidade de temas, além de viabilizar temáticas específicas para os estudos direcionados à Prova Paraná e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir da inclusão de novas ferramentas de inteligência artificial, feedback em tempo real e gamificação, o Quizizz se tornou, ainda mais, peça-chave no avanço das habilidades dos estudantes da rede estadual do Paraná.
Estado seleciona professores para programa de formação para as redes municipais
Segundo levantamento realizado pela Coordenação Desafio Paraná, da Secretaria da Educação, em apenas um ano de aplicação, a média de acertos dos alunos usuários do Quizizz aumentou de 60% para 72%, refletindo a eficácia do recurso na recomposição da aprendizagem. O crescimento contínuo no número de atividades realizadas, que chega a média de 43 milhões de atividades mensais em 2024, demonstra o impacto positivo da ferramenta digital.
“Essa ferramenta digital, que é a base do programa Desafio Paraná, ajuda a tornar o ensino mais dinâmico e divertido”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ela possibilita aos professores criarem atividades em múltiplos formatos, como quizzes ao vivo ou assíncronos, com a possibilidade de inserir cards e outras modalidades interativas.
Também permite que os docentes adaptem o conteúdo às necessidades dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem personalizado e inclusivo. Outra vantagem da ferramenta é possibilitar ao professor a oferta de feedback imediato sobre o desempenho dos alunos, ajudando-os a identificar áreas que precisam de mais atenção.
“Isso facilita a evolução contínua do aluno, com base no monitoramento constante do progresso. Também permite uma abordagem mais lúdica e eficaz, essencial para alunos que enfrentam dificuldades de concentração”, explica. “O Quizizz não apenas facilita o ensino e a aprendizagem, mas também transforma a maneira como o conteúdo é trabalhado, aproximando-se da realidade digital dos alunos”, diz o secretário.
Novo edital seleciona materiais didáticos voltados à avaliação da educação na rede estadual
Secretaria de Educação entrega livros afro-brasileiros para as 2.492 escolas estaduais
NOVOS DESAFIOS – Além das tarefas regulares, que já faziam parte da gama de atividades ofertadas, o Desafio Paraná passou a incluir desafios específicos, como o Super Desafio Prova Paraná e o Desafio Programa Mais Aprendizagem (PMA), que atendem estudantes com maiores dificuldades e auxiliam na recuperação de habilidades essenciais.
O PMA oferece aulas com histórias e atividades contextualizadas e sempre propõem um momento concreto: uma experiência, um círculo de conversa, a construção de um material. Já as atividades do Super Desafio Prova Paraná são produzidas levando em consideração os descritores de cada série e ano/componente que serão cobrados na Prova Paraná.
“Todas as atividades são complementares às aulas e não têm o intuito de substituir o contato humano, a figura do professor, mas colaboram para a formação integral dos alunos e são realizadas com muito carinho e estudo por um time de professores do Paraná, que formam a equipe Desafio Paraná”, explica Miranda.
FOCO NO SAEB - O Desafio SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), tem como objetivo preparar os estudantes para a avaliação. O recurso oferece personalização inédita ao classificar os alunos em diferentes categorias (Aventureiros, Estrategistas e Desbravadores) de acordo com seu nível de aprendizagem, proporcionando atividades adaptadas às suas necessidades.
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE - Outro ponto forte do Quizzis é a inclusão de acomodações para alunos com necessidades especiais, como dislexia, discalculia, baixa visão, cegueira e autismo. Ferramentas de acessibilidade personalizam as atividades, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente do processo de aprendizagem.
MELHORIAS NA APRENDIZAGEM E AMPLIAÇÃO - Segundo levantamento realizado pela Coordenação Desafio Paraná, da Seed-PR, em apenas um ano de aplicação, a média de acertos dos alunos usuários do programa aumentou de 60% para 72%, refletindo a eficácia do recurso na recomposição da aprendizagem. O crescimento contínuo no número de atividades realizadas, com uma média de 43 milhões de atividades mensais em 2024, demonstra o impacto positivo da plataforma.
Com o sucesso já alcançado, o Programa Desafio Paraná planeja expandir ainda mais em 2025, com novas parcerias municipais e a continuidade de iniciativas como o Desafio SAEB e o Desafio Municípios, que visa colaborar com a formação dos estudantes nas áreas de matemática e leitura.