Reformas educacionais em foco 22/03/2019 - 15:30
A Secretaria de Estado da Educação promoveu nessa sexta-feira (22), em Curitiba, um ciclo de palestras relacionadas ao processo histórico de reformas educacionais nos cenários nacional e internacional. A discussão foi conduzida pelo professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Luiz Abrucio, no auditório da pasta, no bairro Vila Isabel.
As palestras fazem parte de um pacote de ações realizadas pela Secretaria Estadual da Educação nesses três meses de gestão. “Nesse período desenvolvemos várias ações em diversos segmentos da educação, como o seminário para diretores da rede estadual e o encontro com representantes da rede municipal de ensino, com o objetivo de promover um compartilhamento de conhecimentos e experiências, para ampliar o diálogo sobre educação. Hoje trouxemos uma das maiores referências sobre o assunto do país para conversar e compartilhar um pouco do seu conhecimento com os funcionários da Secretaria”, disse o secretário Renato Feder.
Pela manhã, o foco do debate foram as reformas educacionais recentes e estudos de experiências internacionais. No período da tarde, foram debatidos os mecanismos para melhorar a educação no cenário nacional. As palestras foram acompanhadas pelo superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, e técnicos pedagógicos, coordenadores dos departamentos da secretaria, chefes de Núcleos Regionais da Educação, professores e pesquisadores da área educacional convidados.
Os encontros dessa sexta-feira foram pensados para apresentar possibilidades de melhorias na educação a partir dos exemplos já consolidados de reformas educacionais. Para o palestrante, Fernando Luiz Abrucio, é fundamental que a secretaria se debruce sobre aprendizados e desafios de experiências internacionais e nacionais para conseguir fazer políticas públicas consistentes para a área.
“É importante falar sobre esses avanços porque os países só se desenvolvem no longo prazo com avanços na educação. Temos experiências comprovadas com sucesso no mundo todo e podemos aprender com tudo isso. Temos que colocar os pés no chão e olhar o que tem de evidência, quais são os melhores resultados, aprender com isso e fazer uma educação melhor”, concluiu.
CURRÍCULO - Fernando Luiz Abrucio é professor, pesquisador e coordenador do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) desde 1995. Com longa bagagem no currículo, Abrucio foi também Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política e é atualmente presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Pública (ANEPCP). Pesquisa temas nas áreas de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, e Reforma do Estado e gestão pública.