Relações Étnico-Raciais são tema na educação paranaense 24/08/2017 - 12:40

A Educação das Relações Étnicos-Raciais é trabalhada em toda a rede estadual do Paraná, com apoio de equipes multidisciplinares estabelecidas nas escolas, Núcleos Regionais de Educação e na Secretaria de Estado da Educação (SEED). Isso inclui multiplicar conhecimentos em sala de aula que abordem as relações entre os diferentes grupos étnico-raciais, como os descendentes de africanos, europeus e indígenas.

Para capacitar e aprofundar a informação dos profissionais da educação estadual sobre o tema, a SEED organiza formações estratégicas e eventos com participação da sociedade civil.

No início deste mês foi realizado a XIV Edição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, em Umuarama (região noroeste), com o tema “A Reconquista de Direitos a partir de uma Educação Cidadã”. O evento contou com cerca de 370 participantes, entre professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. As atividades incluíram palestras, oficinas pedagógicas, troca de experiência das equipes multidisciplinares e plenária final para elaboração de documento que aponta demandas do Movimento Social Negro.

O Fórum é constituído pela Secretaria da Educação do Paraná, Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (IPAD-Brasil), Rede Mulheres Negras do Paraná, União de Negros pela Igualdade (Unegro-PR), Centro Cultural Humaitá e Sindicato dos Professores do Paraná. A edição deste ano foi realizada em parceria com o Coletivo Zumbi e Dandara de Umuarama, Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Universidade Paranaense (UNIPAR), Central Única dos Trabalhadores, Prefeitura de Umuarama e Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama.

“Com a realização do evento a Secretaria da Educação cumpre seu compromisso institucional assumido no Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná”, explica a coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial do Departamento da Diversidade da SEED, Edna Aparecida Coqueiro. “Nosso objetivo é consolidar ações de reconhecimento, valorização, atendimento às necessidades, e garantia dos direitos das populações afro-brasileira, indígena e quilombola”, diz.

FORMAÇÃO – Em maio 70 técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais da Educação se reuniram em Curitiba para a formação estratégica “Políticas Públicas Educacionais para a Diversidade”. Os temas debatidos foram: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas para a população negra; Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual; Educação Escolar Indígena e Cigana; e Educação do Campo.

A chefe do Departamento da Diversidade, Marise Ritzmann, destaca a importância desses encontros, que são realizados periodicamente. “É uma formação estratégica que contempla segmentos excluídos de direitos”, explicou Marise, lembrando que a formação continuada dos profissionais da educação está prevista no Programa Minha Escola Tem Ação (META), carro-chefe da área pedagógica que tem como objetivos melhorar os índices educacionais e reduzir a evasão na rede pública do Paraná.

Outra ação da Secretaria da Educação é a formação estratégica ofertada para as Equipes Multidisciplinares/2017 cujo o tema é “A Beleza, a Riqueza e a Resistência dos Povos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas”, que utiliza a modalidade Educação a Distância (EaD) e encontros presenciais mensais envolvendo 31.237 profissionais da educação em 2.433 turmas.

Estão sendo trabalhados os temas: Povos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas: direitos e conquistas na educação; África: Belezas e Riquezas Ocultas na História Universal; Povos indígenas: Saberes e Cores; Heranças africanas no Brasil: Diversidade Cultural; Os modos próprios de aprendizagem dos indígenas; Movimentos de Resistência dos Africanos e dos Afro-Brasileiros; A arte, a cultura e a política como representações do povo.

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