Requião assina em Cascavel contrato para a compra de 1,1 mil ônibus de transporte escolar 30/12/2008 - 17:51

O governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (30), no distrito industrial Albino Schimidt, em Cascavel, no Oeste do Estado, o contrato com a Mascarello Carrocerias e Ônibus para a compra de 1,1 mil ônibus, no valor de aproximadamente R$ 133,5 milhões. Os novos veículos serão utilizados no transporte escolar de alunos da rede pública do Paraná que estudam em áreas rurais.
São 470 ônibus de 23 lugares e 630 ônibus de 31 lugares, que serão entregues a partir de fevereiro. Destes, 630 serão fabricados pela Mascarello, a primeira montadora de ônibus do Paraná, e os demais pela Iveco, uma empresa subsidiária da Fiat, com sede em Minas Gerais, e cujo contrato será assinado na semana que vem em Belo Horizonte. “É o maior programa de transporte escolar do Brasil”, declarou o deputado federal Hermas “Frangão” Parcianello, na abertura da solenidade.
O governador Roberto Requião concorda com o deputado, mas deixou claro que o principal objetivo do programa é “manter as empresas paranaenses abertas e os nossos trabalhadores empregados”. Ele lembrou que a “Mascarello tem hoje cerca de 1 mil funcionários e, através deste contrato, vai poder contratar mais 350. Além do mais, possui o registro de preços feito pelo Governo do Paraná, que pode ser usado por prefeituras e estados brasileiros na compra de novas unidades. A nossa esperança é que até o final do ano que vem, ao invés de 350 novos funcionários, a empresa possa contratar mais mil”.
O governador destacou que o presidente Lula já vem trabalhando nesta direção, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como objetivo gerar empregos e injetar recursos na economia. “E isto, nós, no Paraná, fazemos o mesmo, com um plano que prevê brutal investimento em todo o Estado. Estamos reduzindo os impostos de 95 mil itens e subimos um pouco os impostos sobre a bebida, comunicações, cigarro, gasolina e eletricidade. Mas no que se refere a energia elétrica temos hoje o preço mais baixo do Brasil e continuará sendo mesmo com a pequena elevação dos impostos. Com isto, o Estado tem a possibilidade de investir em educação, saúde, construir estradas e garantir empregos”.
Requião garantiu que a Educação está consumindo 30% do orçamento do Governo do Estado. “É o maior investimento do Brasil. Estamos investindo na qualidade dos professores, no aumento progressivo dos salários e, agora, na compra destes ônibus para o transporte escolar”. Mas fez questão de deixar claro que os ônibus adquiridos pelo governo não será distribuídos “como bolachas”, mas com critério. “A idéia é levar este auxilio aos municípios, que por falta de apoio, não conseguem viabilizar o transporte escolar. Municípios do porte de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, não precisam destes ônibus, porque possuem frota própria. Não vamos distribuir ônibus como se fossem bolachas”, acrescentou.
De acordo com a secretária estadual de Educação, Yvelize Arco-Verde, a escolha dos municípios que vão receber os ônibus será feita por uma comissão formada por técnicos das secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano, com o apoio do Lactec. “Mas posso adiantar que o critério não se pautará apenas pelo número de alunos existentes no município. Serão levados em consideração uma série de fatores, como o número de alunos a serem transportados, o relevo e a extensão do município, a frota e a própria condição do município em fazer a manutenção dos novos veículos. A principio, todos os municípios serão contemplados com pelo menos um ônibus, mas depois usaremos o critério técnico, permitindo sempre que o aluno tenha acesso a escola e que permaneça na escola”.
Ela disse que um dos mais graves problemas da educação é que os alunos, depois de um certo período, não permanecem na escola. “Eles são transportados por duas ou três horas, na maioria das vezes em veículos inadequados, e acabam desistindo. Esse programa vai fazer com que o aluno conheça mais a escola e não venha a abandonar os estudos”.
Quanto aos investimentos na educação, o vice-governador Orlando Pessuti disse que, em 2002, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 7 milhões em transporte escolar. “Este ano, o nosso governo está investindo R$ 34 milhões e o governo federal outros R$ 11 milhões, num total de R$ 45 milhões. E hoje o governador vem a Cascavel para anunciar a primeira etapa do programa que nos dá a oportunidade de chegar a compra de 2,5 mil ônibus. São mais R$ 134 milhões investidos no transporte escolar. Se somarmos tudo teremos R$ 179 milhões investidos este ano, contra os R$ 7 milhões do governo Lerner. Não faz muito tempo que isto aconteceu, mas muitas pessoas certamente já esqueceram”.
Prêmio de Qualidade - A Indústria Mascarello, que venceu o registro de preços do Governo do Estado, para o fornecimento inicialmente de 630 veículos, acaba de completar cinco anos de existência e a produção de seu 5.000º veiculo. A empresa conta com 972 funcionários. O contrato assinado nesta terça-feira vai permitir a contratação imediata de 200 operários e outros 150 até o final de 2009.
“Portanto, a assinatura deste contrato foi bom não só para a Mascarello, mas para toda a economia regional. O mundo está vivendo um momento de crise e, num momento como o atual, nada melhor que começar o ano novo com uma encomenda deste porte e que vai permitir a contratação de mais funcionários. Enquanto os outros demitem, nos contratamos. A Mascarello, com o apoio do governo, está na contra mão da crise. Se existe crise, a Mascarello não foi convidada para entrar”, disse.
O deputado estadual Edgar Bueno, prefeito eleito de Cascavel, fez questão de elogiar a atuação do governador Roberto Requião. “Estou tendo a honra de participar da assinatura deste contrato que tem grande significado para este empresa, para os trabalhadores, mas principalmente para as crianças que vão usufruir do transporte escolar seguro e de qualidade. Portanto, meu agradecimento especial ao governador, cujas ações tem refletido na geração de emprego e no desenvolvimento do nosso Estado”.
O prefeito Lísias Tomé ressaltou que nenhum outro governo investiu tanto em Cascavel quanto o governador Roberto Requião. “Se alguém criticar o governador está sendo injusto. Ele investiu pesado na educação, na saúde, em hospital, construção de creches e na duplicação de nossa rodovia. Ninguém fez mais por Cascavel”.
A solenidade de assinatura do contrato para a compra de ônibus contou ainda com a presença dos secretários estaduais Luiz Mussi (Especial), Enio Verri (Planejamento), coronel Washington Rosa (Casa Militar), dos deputados Nereu Moura, Alexandre Curi, Jocelito Canto, Elton Welter, Luiz Fernando Litro, além de prefeitos, vereadores e empresários da região.
Empresa paranaense - Primeira montadora de ônibus do Paraná, a Mascarello chegou ao mercado alicerçada nos investimentos de um dos maiores grupos agroindustriais do Estado e credenciada pelo know-how adquirido no período em que integrantes da família mantiveram o controle acionário da Comil, uma encarroçadora de Erechim, no Rio Grande do Sul.
Tudo começou quando o leilão da massa falida da Incasel, no final dos anos 70, chamou a atenção da diretoria da Comil para o setor de fabricação de ônibus, uma área até então desconhecida para uma indústria dedicada inteiramente à produção de equipamentos de armazenagem e secagem de grãos.
O interesse pelo negócio levou a empresa a encomendar uma pesquisa junto a clientes potenciais, que revelou haver espaço no mercado nacional para uma nova fábrica, com boas perspectivas de vendas para o exterior. Foi assim que, a partir da aquisição das antigas e originais instalações da extinta montadora gaúcha, surgiu a primeira experiência da Mascarello no segmento da indústria automotiva.
Tendo se desligado do empreendimento no final dos anos 90, a família passou a receber inúmeros apelos de clientes de todo o Brasil para que, diante do sucesso da relação anteriormente estabelecida, fosse considerada a possibilidade de se voltar ao ramo, fabricando um ônibus com a marca Mascarello. O fato de não existir ainda uma encarroçadora de ônibus no Paraná, aliado às oportunidades oferecidas num mercado carente de modelos diferenciados e produtos inovadores, foi decisivo para o grupo investir novamente no negócio, inaugurando em Cascavel, cidade-pólo da região Oeste paranaense, no dia 30 de maio de 2003, a mais jovem das fábricas de ônibus brasileiras. Graças ao seu compromisso com a inovação e à constante evolução tecnológica de seus clientes, a nova marca logo conquistou a confiança e a preferência dos mercados mais exigentes do Brasil e do exterior.
A Mascarello ocupa 16.800 m² de área construída, emprega quase 972 colaboradores diretos. Utilizados pelas principais empresas de transporte de passageiros de todos os estados brasileiros, os ônibus Mascarello já são exportados para o Chile, Equador, Venezuela, Costa Rica e Guatemala, na América Latina, além de Gana, Angola e Nigéria, na África.