Resistência às Drogas forma mais de 2.500 alunos 03/06/2014 - 14:15

Mais de 2.500 alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ponta Grossa se formaram no Programa de Resistência às Drogas (Proerd) do Paraná. A formatura das crianças do 5º pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar do Estado aconteceu no fim de semana.

A ação é uma parceria das secretarias estaduais da Segurança Pública e da Educação, com secretarias municipais de Educação. “O objetivo é fazer com que os jovens reafirmem o compromisso de permanecer longe das drogas e da violência. Temos vários policiais que foram alunos do Proerd e que hoje atuam no Batalhão de Patrulha Escolar, colaborando com ações voltadas aos nossos estudantes”, disse o comandante da Patrulha Escolar, Ronaldo de Abreu.

De acordo com o diretor de Ensino da Policia Militar do Paraná, coronel Douglas Sapatini Dabul, o currículo do Proerd permite que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. “Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa para atender os alunos desta faixa etária”.

PROGRAMA – Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, o Proerd ensina alunos do 5º e do 6º ano do ensino fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por policiais militares fardados durante um semestre letivo.

GALERIA DE IMAGENS