Responsabilidade e pertencimento são objetivos 24/08/2016 - 14:20
Despertar nos alunos o sentimento de responsabilidade e pertencimento é um dos objetivos alcançados pela direção e professores do Colégio Estadual João Theotônio Netto, em Moreira Sales, no Oeste do Estado. No colégio são desenvolvidas diversas atividades pedagógicas que envolvem toda a comunidade no cotidiano escolar. A prestação de contas dos recursos públicos que chegam ao estabelecimento de ensino também conta com a participação efetiva de todo o colegiado da unidade.
Essas ações deram ao colégio o primeiro lugar, entre as escolas pertencentes ao Núcleo de Educação de Goioerê, em qualidade de gestão participativa na segunda edição do Prêmio Gestão CAF, da Secretaria de Estado da Educação.
A prestação de contas da escola fica exposta em um mural no corredor de entrada para que funcionários, estudantes e visitantes da comunidade saibam como e onde estão sendo investidos os recursos públicos que chegam à escola. Antes de fazer qualquer investimento, a direção realiza uma consulta prévia a alunos, professores, funcionários e representantes da comunidade para definir quais são as prioridades. “Temos total liberdade para participar com nossas ideias e ajudarmos no que for necessário. Essa participação é fundamental porque nós presenciamos no dia a dia as necessidades dos alunos”, disse a presidente do Grêmio Estudantil, Heloise Santos Rosa, de 15 anos, do 1° ano.
A iniciativa reforçou nos estudantes o sentimento de responsabilidade e pertencimento pelo espaço público. O estudante do 2° ano, Henrique Costa Gomes, de 16 anos, estuda as disciplinas curriculares durante à tarde e permanece na escola para atividades de turno complementar. Para ele a escola é como uma família. “A escola é de todos, somos uma família aqui, todos se ajudam e cuidam”, disse Henrique.
O colégio funciona em dualidade administrativa com o município e atende 476 alunos do ensino médio, dos quais 50 participam de atividades de turno complementar para atividades de produção de redações, língua estrangeira, futsal e vôlei.
NO MESMO RITMO - Uma das datas mais esperadas pelos alunos e comunidade escolar é a apresentação do Festival Escolar de Dança, realizado uma vez por ano por todos os estudantes. O projeto, desenvolvido pela professora Sônia Franzo Borba, existe há oito anos. A ação surgiu para diversificar as aulas de Educação Física, mas ao longo do tempo se tornou uma das principais atrações do município, que tem pouco mais de 12 mil habitantes.
As interpretações são realizadas no principal ginásio da cidade para que toda a comunidade participe da celebração. Todo ano são aproximadamente 30 apresentações que encantam e envolvem alunos, pais, professores. A escolha dos temas é feita pelos alunos de acordo com as regras propostas pela professora.
Os ensaios são realizados três vezes na semana. Cada turma tem entre trinta e quarenta dias para ensaiar as coreografias. Este ano, o tema das apresentações será dublagem. Os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio vão interpretar músicas nacionais. Já os alunos do ensino médio vão apresentar canções de artistas internacionais. Segundo Sônia, a atividade traz várias contribuições para a formação dos estudantes. “Eles desenvolvem a coordenação motora e a consciência corporal, perdem a timidez, e despertam talentos para o teatro, dança entre outros benefícios”, lembrou a coordenadora da atividade.
LITERATURA E PESQUISA – Uma das principais atividades desenvolvidas pela escola, há 12 anos, é o Café Literário que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela leitura e pesquisa e resgatar conteúdos literários que foram trabalhados ao longo do ano letivo.
No final de cada bimestre os estudantes recebem a função de pesquisar a vida e obra de um autor escolhido pela professora de Língua Portuguesa, Neusa Maria Cabral. Após as pesquisas os alunos realizam uma exposição com o resultado do trabalho para toda a escola. Além dos trabalhos expostos cada aluno tem que apresentar um prato e uma bebida típica da região ou país do autor estudado. “Além de literatura, eles aprendem História, Geografia e um pouco da cultura de cada região do Brasil e o mundo”, lembrou Neusa.
Essas ações deram ao colégio o primeiro lugar, entre as escolas pertencentes ao Núcleo de Educação de Goioerê, em qualidade de gestão participativa na segunda edição do Prêmio Gestão CAF, da Secretaria de Estado da Educação.
A prestação de contas da escola fica exposta em um mural no corredor de entrada para que funcionários, estudantes e visitantes da comunidade saibam como e onde estão sendo investidos os recursos públicos que chegam à escola. Antes de fazer qualquer investimento, a direção realiza uma consulta prévia a alunos, professores, funcionários e representantes da comunidade para definir quais são as prioridades. “Temos total liberdade para participar com nossas ideias e ajudarmos no que for necessário. Essa participação é fundamental porque nós presenciamos no dia a dia as necessidades dos alunos”, disse a presidente do Grêmio Estudantil, Heloise Santos Rosa, de 15 anos, do 1° ano.
A iniciativa reforçou nos estudantes o sentimento de responsabilidade e pertencimento pelo espaço público. O estudante do 2° ano, Henrique Costa Gomes, de 16 anos, estuda as disciplinas curriculares durante à tarde e permanece na escola para atividades de turno complementar. Para ele a escola é como uma família. “A escola é de todos, somos uma família aqui, todos se ajudam e cuidam”, disse Henrique.
O colégio funciona em dualidade administrativa com o município e atende 476 alunos do ensino médio, dos quais 50 participam de atividades de turno complementar para atividades de produção de redações, língua estrangeira, futsal e vôlei.
NO MESMO RITMO - Uma das datas mais esperadas pelos alunos e comunidade escolar é a apresentação do Festival Escolar de Dança, realizado uma vez por ano por todos os estudantes. O projeto, desenvolvido pela professora Sônia Franzo Borba, existe há oito anos. A ação surgiu para diversificar as aulas de Educação Física, mas ao longo do tempo se tornou uma das principais atrações do município, que tem pouco mais de 12 mil habitantes.
As interpretações são realizadas no principal ginásio da cidade para que toda a comunidade participe da celebração. Todo ano são aproximadamente 30 apresentações que encantam e envolvem alunos, pais, professores. A escolha dos temas é feita pelos alunos de acordo com as regras propostas pela professora.
Os ensaios são realizados três vezes na semana. Cada turma tem entre trinta e quarenta dias para ensaiar as coreografias. Este ano, o tema das apresentações será dublagem. Os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio vão interpretar músicas nacionais. Já os alunos do ensino médio vão apresentar canções de artistas internacionais. Segundo Sônia, a atividade traz várias contribuições para a formação dos estudantes. “Eles desenvolvem a coordenação motora e a consciência corporal, perdem a timidez, e despertam talentos para o teatro, dança entre outros benefícios”, lembrou a coordenadora da atividade.
LITERATURA E PESQUISA – Uma das principais atividades desenvolvidas pela escola, há 12 anos, é o Café Literário que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela leitura e pesquisa e resgatar conteúdos literários que foram trabalhados ao longo do ano letivo.
No final de cada bimestre os estudantes recebem a função de pesquisar a vida e obra de um autor escolhido pela professora de Língua Portuguesa, Neusa Maria Cabral. Após as pesquisas os alunos realizam uma exposição com o resultado do trabalho para toda a escola. Além dos trabalhos expostos cada aluno tem que apresentar um prato e uma bebida típica da região ou país do autor estudado. “Além de literatura, eles aprendem História, Geografia e um pouco da cultura de cada região do Brasil e o mundo”, lembrou Neusa.